Temperatura deve cair a partir da semana que vem

Nesta terça-feira (10), áreas de instabilidade vão cobrir Mato Grosso do Sul e provocar chuva forte principalmente no sul e oeste, que acumulam os maiores volume de chuva. Durante a tarde, há chance de temporais com pancadas fortes e rajadas de ventos em quase todo o Estado. Exceção para a região norte, nordeste e leste do estado, onde deve abrir sol e nuvens, mas com possibilidade de chuva fraca.

O meteorologista Natálio Abraão Filho explica que uma frente fria está no litoral do país, entre Santa Catarina e Paraná, e recebe muita umidade do norte e oeste do continente e isso deixa o Estado na rota das chuvas isoladas até esta quinta-feira (12). Ele explica que a chegada da frente fria não significa que as temperaturas caem, o que deve ocorrer só na semana, a partir do dia 19 ou 20.

Em Campo Grande, a previsão é de tempo nublado com chuva forte durante todo o dia. À noite, chuva diminui de intensidade, mas não deve parar. O volume de chuva deve registrar 50mm e a umidade do ar permanece alta, podendo variar de 70% a 90%. Já a temperatura oscila entre 19ºC e a máxima de 23ºC.

Em Ponta Porã, região Sul, também devem ocorrer chuvas durante todo o dia. A umidade do ar pode chegar a 96% na parte da manhã e o acúmulo de chuva é de 10 mm. A expectativa é de temperatura mínima de 15ºC e máxima de 22ºC.

Em Dourados, a previsão é a mesma. O tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva de manhã e a tarde. A umidade fica muito alta e pode variar de 80% a 95%. Os termômetros marcam a mínima de 15ºC e máxima de 22ºC, também.

Em Sonora, norte do estado, o tempo amanhece claro e as chuvas só aparecem a tarde. A umidade oscila de 40% a 80%. No caso da temperatura, a previsão é de mínima de 20ºC e máxima de 31 ºC.

Na região leste, em Três Lagoas, o céu fica claro no período da manhã, e durante à tarde ocorrem pancadas de chuva. Enquanto no período noturno, o tempo fica nublado com possibilidades de chuvas isoladas. O clima estará fresco, com máxima de 24ºC e mínima de 18ºC. A umidade poderá variar de 60% a 80%.

No caso de Corumbá, região do Pantanal, o tempo também fica chuvoso, com 44 mm no volume de chuva. A previsão para o período da tarde é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. À noite também deve chover. Os termômetros marcam a mínima de 20 ºC e máxima de 29 ºC. A umidade apresentará variação de 70% a 95%.

(Com supervisão de Mayara Sá)