Inscrições no 2016 ocorrem entre 11 e 14 de janeiro

As notas do (Exame Nacional do Ensino Médio) devem ser divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na próxima sexta-feira (8). A nota é necessária para a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada ), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Em Mato Grosso do Sul serão oferecidas 8.004 vagas.

As inscrições para o poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 228 mil vagas em todo o Brasil. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação.

No Estado, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai ofertar um total de 4.535 vagas. As oportunidades são para 96 cursos distribuídos por todos os campus da instituição.

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai oferecer 640 vagas em oito municípios do Estado para cursos de graduação com início no primeiro semestre letivo de 2016. As vagas serão para os municípios de Aquidauana, , Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, além de Naviraí, que vai oferecer pela 1ª vez um curso de graduação.

Na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ) serão 2.348 vagas em 57 cursos de graduação oferecidos em 15 cidades do Estado.Nota do Enem sai na sexta e Sisu oferece 8 mil vagas em MS

Já a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) terá este ano 962 vagas, distribuídas em 32 cursos de graduação presenciais. Como a instituição também realiza um processo seletivo próprio, 50% do total das vagas serão destinadas ao Sisu. 

Com a divulgação, os estudantes terão acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não terão, porém, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.

A nota do Enem ainda poderá ser usada para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) e financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.