Na maioria das pontes só passam veículos leves

Pontes continuam alagadas na 2ª quinzena do mês (Foto: Reprodução)

 

O nível do começou a baixar nos últimos dias e alcança nesta quinta-feira (18) 2,99 metros, marca 48% acima do nível normal de 2,02 metros. Apesar da cheia ser considerada normal para a Defesa Civil de , a Estrada Parque continua com alguns pontes de alagamento.

“No verão costuma chover muito no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e as águas do Rio Paraguai são oriundas de outras cidades, como Coxim, Aquidauana, Miranda. Nos últimos meses choveu muito nessas cidades, mas ainda assim estamos considerando uma cheia normal, uma vez que não há tendência de que o nível deva se agravar”, explica o chefe de ações da Defesa Nível do Rio Paraguai baixa, mas Estrada Parque continua com pontos de alagamentosCivil de Corumbá, Isaque Nascimento.

Na Estrada Parque algumas áreas continuam inundadas. “Os rios Aquidauana, Miranda e Taquari fazem uma espécie de represamento, isso impacta em uma elevação no nível do Rio Paraguai. Com isso, alguns trechos continuam inundados. Algumas pontes são de madeira, e a orientação da Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos) foi que só podem passar veículos leves. Por sorte, as águas não estão impactando a população ribeirinha”, cita ele.

As chamadas ‘super cheias' foram registradas em dezembro de 1988, quando o rio atingiu a marca de 6,64 metros, em dezembro de 1905 de 6,62 metros e em 1995 chegou a 6,56 metros. O último pico alcançado no rio foi em 16 de julho do ano passado, de 5,6m.

Nesta quinta-feira choveu 16 mm na cidade por cerca de 50 minutos, o que não influenciou no nível do rio. E a previsão aponta uma diminuição nas chuvas nos próximos meses. “O verão termina agora em março, e o El Niño não deve mais influenciar tanto nas chuvas e aumento do nível do rio. Agora, deve estabilizar”, ressalta Isaque.