Nível do Rio Paraguai baixa, mas Estrada Parque continua com pontos de alagamentos
Na maioria das pontes só passam veículos leves
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na maioria das pontes só passam veículos leves
Pontes continuam alagadas na 2ª quinzena do mês (Foto: Reprodução)
O nível do Rio Paraguai começou a baixar nos últimos dias e alcança nesta quinta-feira (18) 2,99 metros, marca 48% acima do nível normal de 2,02 metros. Apesar da cheia ser considerada normal para a Defesa Civil de Corumbá, a Estrada Parque continua com alguns pontes de alagamento.
“No verão costuma chover muito no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e as águas do Rio Paraguai são oriundas de outras cidades, como Coxim, Aquidauana, Miranda. Nos últimos meses choveu muito nessas cidades, mas ainda assim estamos considerando uma cheia normal, uma vez que não há tendência de que o nível deva se agravar”, explica o chefe de ações da Defesa Civil de Corumbá, Isaque Nascimento.
Na Estrada Parque algumas áreas continuam inundadas. “Os rios Aquidauana, Miranda e Taquari fazem uma espécie de represamento, isso impacta em uma elevação no nível do Rio Paraguai. Com isso, alguns trechos continuam inundados. Algumas pontes são de madeira, e a orientação da Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos) foi que só podem passar veículos leves. Por sorte, as águas não estão impactando a população ribeirinha”, cita ele.
As chamadas ‘super cheias’ foram registradas em dezembro de 1988, quando o rio atingiu a marca de 6,64 metros, em dezembro de 1905 de 6,62 metros e em 1995 chegou a 6,56 metros. O último pico alcançado no rio foi em 16 de julho do ano passado, de 5,6m.
Nesta quinta-feira choveu 16 mm na cidade por cerca de 50 minutos, o que não influenciou no nível do rio. E a previsão aponta uma diminuição nas chuvas nos próximos meses. “O verão termina agora em março, e o El Niño não deve mais influenciar tanto nas chuvas e aumento do nível do rio. Agora, deve estabilizar”, ressalta Isaque.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.