‘Nenhum pingo d’água’: sem chuva há 36 dias, Capital sofre com estiagem

Inverno será seco, segundo previsão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Inverno será seco, segundo previsão

 

O tempo seco já deixa os campo-grandenses sem ver chuva há 36 dias. Corumbá e Ladário também sofrem com a secura. Os moradores de Sonora, no norte do Estado, são os que não veem ‘um pingo d’água’ há mais tempo, 43 dias. O fim de semana vai melhorar a umidade, e pode trazer chuva. Mas, a estação vai ser seca, segundo o meteorologista Natálio Abraão da estação meteorológicaUniderp/Anhanguera.

De acordo com o meteorologista, “as condições previstas para o inverno no Estado estão se concretizando”. Até a região sul, que costuma ter mais umidade, está sem chuva há 22 dias.

O prognóstico de inverno já previa essa falta de chuva. De julho a setembro, a previsão era de pouca chuva, com registros inferiores a 180 mm, nas regiões norte e nordeste em torno dos 130 mm, regiões leste e sudeste com 210 mm. Na região centro, sul e sudoeste, a média do trimestre deve ficar em torno dos 260 mm.

'Nenhum pingo d'água': sem chuva há 36 dias, Capital sofre com estiagemOutro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno são as constantes inversões térmicas, que causam no início e fim dos dias nevoeiros, nevoas e neblinas.

Nesta época do ano, também é grande o índice de queimada. De acordo com Corpo de Bombeiros, são cerca de 12 ocorrências de incêndio por dia. A falta de chuva e alto índice de queimadas prejudicam, ainda mais, quem sofre com problemas alérgicos.

Fim de semana

Sexta-feira (15), uma frente fria chega ao Estado e diminui a temperatura. Segundo Natalio, pode “ter chuva no centro-sul, sudeste, sudoeste e até leste do Estado, mas não será muito volume”.

Com entrada de ar frio de origem polar, chuvas são previstas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na sexta e sábado (16).

No domingo há chance de geada ao amanhecer no extremo sul do Estado, com previsão de temperatura mínima de 2°C. Em Campo Grande, a semana vai começar com 8ºC e a máxima é de 22ºC.

Conteúdos relacionados