Contrato foi assinado para 20 anos, e parte de viação foi vendida

A Viação São Francisco, uma das mais antigas empresas de ônibus, que passou a integrar o na útlima assinatura do contrato de concessão, acaba de ter parte da frota e das linhas vendidas. A mudança, como sempre, sem muita explicação ao poder público ou usuários, gerou temor e descontentamento entre funcionários e usuários.

A São Francisco, ou ‘São Chico', como é chamada pelos empregados, vendeu 37,5% da frota e provocou mudança nas linhas.

Na manhã desta terça-feira (4), a assessoria de comunicação da Assetur (Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de ), confirmou ao Jornal Midiamax que 60, dos 161 veículos da Viação São Francisco foram vendidos para outras duas empresas.

Ao todo 45 foram comprados pela Viação Cidade Morena Ltda (empresa Líder) e outros 15 pela Viação Campo Grande. Também faz parte do Consórcio Guaicurus a empresa Jaguar Transportes Urbanos Ltda, que não tem relação com a venda realizada pela Viação São Francisco.

O presidente do Sttcu (Sindicato dos Trabalhadores em Urbano de Campo Grande), Demétrio Ferreira de Freitas, diz com a negociação, cerca de 100 motoristas tiveram de ser transferidos, o que provocou descontentamento entre a categoria.

Negócio entre empresas de ônibus transfere linhas e preocupa funcionários“Muitos não gostaram porque a maioria já trabalhava para empresa há muito tempo. Eles já estavam acostumados com a administração e tem o fato da distância que é ruim para alguns deles”, justifica. Ao todo 96 trabalhadores foram transferidos. 

Com a mudança, algumas linhas sofreram alteração, no entanto, detalhes não foram informados pela assessoria de comunicação da Assetur, que ao ser questionada sobre a respeito da venda dos carros e transferência de linhas pediu para que a equipe de reportagem do Jornal Midiamax encaminhasse os questionamentos por email, porém, as perguntas ainda não foram respondidas. 

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax tentou falar com o presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Elídio Pinheiro, mas as ligações não foram atendidas. Um email também foi encaminhado para a assessoria de comunicação da Prefeitura, mas até o fechamento deste texto não houve resposta.

Mudança em linhas –

O blog “Ligados no Transporte” diz que com a venda dos carros, as linhas 216 – Estrela do Sul; 217 Bosque de Avilan; 222 – UCDB ao General Osório; 228 – Marabá, do Terminal General Osório, também passam a ser operadas pela  Viação Campo Grande. Já as linhas 087 – Guaicurus ao General Osório e 078 – Morenão ao General Osório/Expresso, começam a serem operadas apenas pela viação Cidade Morena.

No Terminal Nova Bahia também há mudanças. A linha 072 – Nova Bahia ao Morenão, passa a ser operada integralmente pela Viação Cidade Morena. A linha 073 – Júlio de Castilho ao Nova Bahia, começa a ser administrada pela viação Campo Grande.

O blog informa também de que a Viação Cidade Morena assumiu todas as linhas da região da BR-262, ou seja, as linhas 515 – Dahma/Hércules Maymone; 516 – Maria Aparecida Pedrossian/Oiti; 518 – Vivendas do Parque/Hércules Maymone; 520 – Noroeste/Serravile; 524 – Leon Denizart Conte, passam a ser operadas pela empresa. Já a linha 053 – Arnaldo Estevão de Figueiredo/Coophasul é administrada também pela Viação Campo Grande.