Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS terá mais de 20 mil meninas de nove anos vacinadas contra HPV

Meninas de 10 a 13 anos que não completaram as duas doses também devem se vacinar
Arquivo -

Meninas de 10 a 13 anos que não completaram as duas doses também devem se vacinar

O calcula que 20,7 mil meninas de nove anos devem ser vacinadas contra o vírus HPV em Mato Grosso do Sul. A doença é considerada o principal fator responsável pelo câncer do colo do útero.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Ministério reitera que além das meninas de nove anos, as adolescentes com 10 a 13 anos que não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus, também devem se vacinar.

A vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o país e escolas públicas e particulares. Ela deve ser aplicada em duas doses, sendo a segunda seis meses após a primeira.

De acordo com a coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, a estratégia de envolver as escolas é importante para alcançar maiores índices de cobertura. “Isso irá permitir que o Brasil possa ter uma geração de mulheres livres do câncer de colo de útero nos próximos anos”, diz.

O Câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequentes entre mulheres brasileiras e a quarta causa de morte na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. Porém, a aplicação da vacina contra o HPV na adolescência não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais

Sobre o HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 16 mil novos casos e cerca de 5,4 mil óbitos em 2016.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Últimas Notícias

Esportes

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Com o resultado, o time vascaíno soma 14 pontos, bem perto da zona de rebaixamento

Política

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Prefeito eleito tomará posse em agosto

Brasil

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Julgamento vai até segunda-feira no plenário virtual

Trânsito

Motorista bate em dois carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Condutor de SUV teria provocado acidente