Tempo seco favorece focos de queimada

Mato Grosso do Sul ‘emplacou' três cidades entre as dez com mais focos de queimadas no Brasil nas últimas 48 horas. O tempo quente e seco favorece a propagação dos focos de queimada.

Os dados são monitorados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). lidera a lista com 262 focos, seguida por Porto Murtinho (99 focos). O terceiro município é Rio Verde de Mato Grosso, na oitava colocação (20 focos). Na lista também há três cidades do Mato Grosso, Paraná, Amazonas, Acre e Roraima.MS tem 3 municípios no topo do ranking brasileiro de queimadas

Conforme os dados do Inpe, este ano, foi registrado um aumento de 14% no número de queimadas no Estado, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2015 foram 3650 focos e neste ano, já são 4.190 (entre 1º de janeiro e 17 de setembro).

Corumbá é a única cidade de Mato Grosso do Sul que está no ranking de queimadas mensal e anual. Neste mês, já foram registrados 760 focos de queimada, deixando a cidade pantaneira na terceira posição nacional. Se forem levados em conta todos os focos registrados neste ano, Corumbá ocupa a segunda posição (2.206), perdendo apenas para Porto Velho (2959).