Mobilização diferencia ação de pichadores do trabalho de grafiteiros na Capital

Grupo de grafiteiros se reuniram na área central 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Grupo de grafiteiros se reuniram na área central 

Uma mobilização organizada pela Semju (Secretaria Municipal da Juventude) reuniu jovens grafiteiros na manhã deste sábado (20) em frente ao Obelisco, monumento cultural de Campo Grande e alvo constante de pichadores. A ação visa conscientizar a população sobre os danos da pichação e incentivar o grafite.

O evento contou com a participação do secretário da juventude, Wilton Edgar Sá. Segundo ele, a arte de rua precisa ser valorizada. “Enquanto os pichadores deixam a cidade mais feia, existem grafiteiros cujo trabalho artístico precisa ser reconhecido. Em ato simbólico, faremos a repintura do Obelisco e no prédio do antigo Cenec, cobriremos toda aquela pichação com a arte destes grafiteiros”, explica.

Para o grafiteiro Muriel Costa de Oliveira, existe total desvalorização desta arte em Campo Grande. Ele diz que aderiu ao movimento na expectativa de conseguir maior espaço para demonstrar seu trabalho, ja que o grafite é sua fonte de renda ha seis anos. ” A cidade ainda não entende a arte urbana e isso tem que mudar. Isso é cultura. No meu caso, é meu ganha pão. Vivo apenas disso”.

A Guarda Municipal também esteve presente na mobilização. Segundo o secretário adjunto, Marcos Escainaichi, o movimento precisa ganhar força, tendo em vista o número de ocorrências. “Somente em 2015, a guarda realizou 49 notificações de pichação na cidade. A maioria das infrações acontecem no período da madrugada e é cometida por adolescentes. Inclusive, montamos serviço de inteligência para identificar e punir a pichação, afinal, é um crime ambiental e contamos com ajuda da população nesse sentido”, disse, informando que o telefone para denúncias é o 199.

Ainda segundo o secretário da juventude, os grafiteiros foram identificados através de ações realizadas em bairros da Capital e convidados para mobilização. “Nosso objetivo é a criação de um cadastro para diferenciar os artistas dos criminosos que poluem o visual da cidade”, concluiu. 

Conteúdos relacionados