Missa reúne 800 para lançar Campanha da Fraternidade com foco no saneamento

Uma das preocupações é o combate ao mosquito Aedes aegypti

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma das preocupações é o combate ao mosquito Aedes aegypti

Na manhã de hoje (14), a Arquidiocese de Campo Grande e as Igrejas cristãs da Capital realizaram a abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. O evento convidou todos os cristãos para unirem forças em uma campanha denominada “Casa comum, nossa responsabilidade”, cujo lema é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Cerca de 800 fiéis e autoridades das igrejas participaram da solenidade. 

Em Campo Grande, a questão do saneamento básico tem sido levantada juntamente às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika, dengue e também da chikungunya. Por isso, durante o evento, um espaço para mostrar como combater o mosquito da forma correta foi montado, elucidando a importância de evitar água parada, entulhos e lixo. “O cuidado com o ambiente e particularmente com a ecologia humana é uma das preocupações do pontificado do Papa Francisco. Há 40 anos a Campanha da Fraternidade aborda temas de importância social”, afirmou o arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, na ocasião. 

O tema relacionado à Campanha foi inserido, segundo informações da Arquidiocese, para compreender que a problemática do saneamento básico atinge todas as pessoas, independente de teor religioso. Quem realiza o evento este ano, segundo Dom Dimas, é o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). Para ele, é uma soma das forças das igrejas que trabalham por uma quaresma mais reflexiva e positiva. 

O Conic é composto pelas igrejas Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Síria Ortodoxo de Antioquia. Além dessas Igrejas três organizações participaram na Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil. Este ano, a empresa Águas Guariroba é uma das parceiras da ação. 

Conteúdos relacionados