Fórum de Governadores Brasil Central será em Bonito

 

 

O Ministro da Justiça e Cidadania, , vem a Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (19), juntamente com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, para assinar o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada. O acordo de cooperação será formalizado pelos secretários de segurança de oito estados e do Distrito Federal durante o Fórum de Governadores Brasil Central, em Bonito.

O pacto tem objetivo de integrar ações e planejamentos em operações de inteligência e análise criminal entre os estados do Centro-Oeste (MS, MT, GO e DF), Tocantins e Roraima – formadores do Fórum – além de Minas Gerais, Maranhão e Bahia. Entre as linhas de interesse em comum estão o combate ao roubo de cargas, assalto a bancos e tráfico de armas e de drogas, além da desarticulação de facções criminosas.

Antes de ser apresentado aos chefes dos executivos, o acordo será debatido entre os secretários em reunião da Câmara de Segurança, que acontecerá na tarde de quinta-feira. “Somos o sétimo estado com menor índice de homicídios do País”, reforça o secretário de Justiça e Segurança, José Carlos Barbosa, referindo-se ao ranking Atlas da Violência, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Ministro da Justiça vem a MS para assinatura de Pacto Interestadual de Segurança PúblicaMato Grosso do Sul tem 1,5 mil quilômetros de fronteiras, e é a unidade da federação que mais apreende drogas, sendo que o tráfico é o motivo da condenação de 40% dos R$ 15,6 mil presos no sistema carcerário, o que gera um custo anual de mais de R$ 126 milhões. “Por estarmos em região fronteiriça, assumimos com recursos próprios serviços de segurança pública que são de responsabilidade da União”, completa Barbosa.

A vinda do ministro chancela uma tática já adotada em âmbito internacional, uma vez que o Brasil já assinou pactos de integração em segurança com Paraguai, Bolívia e Peru.

Esta é a quarta reunião do Fórum de Governadores deste ano, realizada em Goiânia, Cuiabá e Palmas. Durante o evento, também será assinado um termo de cooperação técnica para a melhoria da qualidade do ensino público de Nível Fundamental, celebrado entre as secretarias de Educação e a Fundação Itaú Social.

As reuniões do Fórum de Governadores Brasil Central vão acontecer no Hotel Wetiga, na Rua Cel. Pilad Rebuá, 679, em Bonito, nesta quinta (18) e sexta-feira (19).