Cotidiano

Irmã de idoso com câncer relata espera no HR sem atendimento

Ele está acompanhado da irmã, que relata descaso

Midiamax Publicado em 01/08/2016, às 19h38

None
13902139_1077092655710337_1786083599_o.jpg

Ele está acompanhado da irmã, que relata descaso

Noel Dias Santana, 55, aposentado, trata um Mieloma Múltiplo, tipo de câncer que atinge células da medula óssea. Ele espera desde às 11h40 desta segunda-feira (1) por atendimento no Hospital Regional (HR). A irmã de Noel, Nilda Dias Santana, relata descaso e falta de organização no atendimento do hospital.

Ela explicou que Noel passou mal durante a manhã, sentindo dores fortes no umbigo. “Ele faz tratamento aqui com a Dra. Luiza, ele passou mal por outra coisa, ele tem uma dor muito forte no umbigo, não aguenta nem tomar banho sozinho”, contou.

Os irmãos estão desde cedo sem se alimentarem, já que Nilda não pode deixar o irmão sozinho, e Noel não ter certeza se ingerir alimentos atrapalharia algum exame necessário. Nilda explicou que o irmão não passou pela triagem, que define a urgência no atendimento, mas que, há cerca de duas horas, teria sido informada que Noel seria a 'quarta ficha' a ser encaminhada com urgência.

“Na recepção só me falam que todo mundo sabe que é demorado, e que só tem um médico”, contou Nilda.

Hospital Regional (arquivo/Midiamax)

O tipo de câncer, que não tem cura, atinge as células plasmáticas da medula, que são células brancas do sangue. Com a doença, um grupo de células plasmáticas torna-se cancerígeno e multiplica-se, podendo danificar os ossos, o sistema imunológico, os rins e o número de células vermelhas do sangue. Os tratamentos incluem medicamentos, quimioterapia, corticoide, radioterapia e transplante de células-tronco.

Jornal Midiamax