Relação com ainda não foi descartada pelos médicos

O comerciante Alan Cardec Assis de Lima, de 49 anos, morador de Cassilândia 425 quilômetros de , que também está internado no Hospital Universitário de Campo Grande, com síndrome de Guillain-Barré, teve duas semanas antes de apresentar os sintomas da doença, e segundo a filha, Aline Lima, também pode ter contraído o Zika Vírus.

A estudante afirmou que até a agora, a hipótese mais sustentada pelos médicos é de que a síndrome seja uma evolução do zika. “Até agora nós só conseguimos comprovar que ele está com Guilllain-Barré, mas os médicos acreditam que pelos sintomas que ele apresentou antes, manchas vermelhas no corpo e febre, a causa seja realmente o zika”, disse.

Ainda de acordo com a jovem, o comerciante foi diagnosticado com dengue duas semanas antes de ser internado. “Tudo começou há duas semanas, quando ele pegou dengue. Nós tratamos e ele melhorou, só que na semana passada, ele piorou de novo e precisou ser internado no Hospital São Lucas, aqui de Cassilândia mesmo, mas foi liberado no mesmo dia”, explicou.

Mas o problema não acabou aí. No dia seguinte a primeira internação, na quinta-feira (11), Alan passou mal novamente e voltou ao hospital da cidade. Lá, a médica achou mais prudente pedir a transferência para Campo Grande, com diagnóstico inicial de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Já em Campo Grande, ele passou por um neurologista que descartou o AVC e suspeitou da síndrome, colhendo o material genético da medula óssea para fazer os exames. O diagnóstico saiu no dia seguinte, sexta-feira (12) e Alan já foi submetido ao tratamento, que segundo ela, consistia em 35 injeções de imunoglobulina, uma espécie de anticorpos para combater a doença.

A última sessão aconteceu nesta terça-feira (16) e a partir de agora ele deve passar por sessões de fisioterapia para conseguir recuperar a força nas pernas, que ficou comprometida.

Mais casos

No dia 5 deste mês  a paciente Janecler Nunes da Silva, de 33 anos,  também foi internada com a síndrome de Guillain-Barré, porém, a equipe de neurologistas e infectologistas descartou a relação com o vírus Zika.

A mulher estava internada na Santa Casa de Paranaíba, distante 407 quilômetros da Capital e foi transferida devido à gravidade. Conforme a médica, a além do vírus da Zika, a síndrome pode ser causada por viroses ou pode ser auto imune, e, geralmente afeta adultos jovens.

O hospital ainda não se pronunciou sobre os casos.

Síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença do sistema nervoso (neuropatia), provavelmente de caráter autoimune, marcada pela perda da bainha de mielina e dos reflexos tendinosos. Ela se manifesta sob a forma de inflamação aguda desses nervos e, às vezes, das raízes nervosas, e pode afetar pessoas de qualquer idade, especialmente, os adultos mais velhos.