Expectativa é de 8 milhões de inscritos

As inscrições para o (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 começam no dia nove de maio e vão até o dia 20 de maio, e devem ser feitas pela internet. As provas serão aplicadas no fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro. O edital com todas as regras e cronograma oficial da próxima edição será divulgado no próximo mês.

O MEC (Ministério da Educação) espera oito milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano em todo país. Mato Grosso do Sul registrou 131 mil inscritos no ano passado, número menor que os dos dois anos anteriores. Em 2013, foram 150 mil e em 2014, 161 mil. A Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ainda não divulgou a expectativa de inscritos para os estados brasileiros.

Neste ano, a taxa de inscrição subiu de R$ 65 para R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, por uma guia de recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Estudantes de baixa renda ou que estiverem matriculados em escola pública poderão ser isentos da taxa. Participantes que obtiveram isenção no ano passado, mas não compareceram à prova, perdem esse direito na edição deste ano.

Em Mato Grosso do Sul, as universidades que permitem o ingresso através do exame são a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a Uniderp, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a Unigran e a Facsul.

Enem –

O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas no ensino superior público; o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional), que destina vagas gratuitas em cursos técnicos a estudantes. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.