Índios denunciam ataque e incêndio em acampamento da região sul de MS
Indígenas tentaram retomar fazenda e tensão no local aumentou
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Indígenas tentaram retomar fazenda e tensão no local aumentou
Os indígenas da etnia Guarani-Kaiowá estariam sofrendo ataques na terra Kurusu Ambá, em Coronel Sapucaia, a 380 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. Os ataques foram denunciados por meio de páginas no Facebook e confirmados pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário).
Segundo o Cimi, a situação tensa no local foi confirmada por servidores da Funai (Fundação Nacional do Índio), que estavam na manhã da terça-feira (2), no local.
A tensão aumentou quando os indígenas tentaram no fim de janeiro retomar a Fazenda Madama. Em represália, os pistoleiros teriam atacado os acampamentos que compõem Kurusu Ambá. Por volta das 10 horas da manhã do domingo (31), um grupo de homens armados teriam expulsado os indígenas do local.
Depois, o grupo pistoleiros teria ido ao segundo acampamento de Kurusu Ambá, na Fazenda Barra Bonita e incendiaram todos os barracos dos indígenas. Eles procuraram abrigo no terceiro acampamento.
Em nota, o Cimi diz que a Funai permanece no local, pois os indígenas temem serem atacados com a saída dos servidores. A expectativa é de que a Polícia Federal ou a Força Nacional vá até o acampamento.
Demarcação
Conforme o Cimi, há quase uma década, as terras Kurusu Ambá estão em processo de identificação e delimitação. Com os prazos estourados, o relatório de identificação sobre a área deveria ter sido publicado pela Funai em 2010, segundo Termo de Ajustamento de Conduta estabelecido pelo Ministério Público Federal em 2008. No entanto, o relatório foi entregue pelo grupo técnico somente em dezembro de 2012, e ainda aguarda aprovação da Funai de Brasília.
Em junho de 2015, os indígenas haviam tentado ocupar a mesma fazenda, sendo violentamente expulsos pelos fazendeiros. O saldo do ataque foi de duas crianças desaparecidas, casas incendiadas e dezenas de feridos. Em 2007, ano em que os Kaiowá iniciaram a retomada de Kurusu Ambá, duas lideranças foram assassinadas – uma delas, na mesma fazenda Madama. Entre 2009 e 2015, mais dois indígenas foram mortos em Kurusu, no contexto da luta pela terra.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.