Horário de Verão termina e, para alguns, sensação de segurança aumenta
Relógios devem ser atrasados em uma horá à meia-noite de sábado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Relógios devem ser atrasados em uma horá à meia-noite de sábado
À meia-noite deste sábado (20) termina o horário de verão. A mudança anualmente divide opiniões e forma dois grandes grupos. De um lado, os que comemoram a volta do horário regular e sofrem só de ouvir falar em horário de verão, e do outro, aqueles que preferem o período em que o dia demora mais a escurecer, para assim, aproveitar um pouco mais.
Este ano, mais do que nos anteriores, o tema abriu discussão e mais uma vez entrou na esfera da segurança pública. Muitos acreditam que a mudança nos ponteiros vai influenciar diretamente na sensação de segurança, já que no horário de verão, as primeiras horas do dia, período em que muitos trabalhadores estão saindo de casa, o dia ainda está escuro, fato que pode facilitar a ação de criminosos. Por causa disso, grande parte da população comemora a volta do horário comum.
As amigas Elenir Campos, de 47 anos, Márcia Jara, de 46 anos, e Cleide de Solza, de 37 anos, contam uma difícil realidade enfrentada pelos moradores da região do Bairro Santa Emília. Elas, que entram no serviço as 6 horas, pegam a primeira volta do transporte coletivo.
As auxiliares de limpeza dizem que já perderam as contas de quantas pessoas já foram assaltadas no momento em que esperavam o ônibus, logo nas primeiras horas da manhã. Para elas, uma dos facilitadores da ação dos criminosos é a pouca claridade, marcante no horário de verão .
“Eles se aproveitam que está escuro, sobem em motos e saem assaltando os trabalhadores que estão esperando o ônibus no ponto. Não tinha que existir horário de verão, isso só serve para complicar a nossa vida”, diz Cleide.
Já Márcia, que antes das 4 horas já está de pé, cita as dificuldades para se adaptar às mudanças de horário. Para ela, o horário regular é o melhor. “O horário que vai voltar neste fim de semana é o melhor, não tinha que mudar. Essa troca acaba deixando a gente maluco. O organismo fica louco”, relata.
O mototaxista Edson Souza, de 40 anos, também concorda que o fim do horário de verão pode ajudar no controle da ação de criminosos, porém, quando o assunto é o lado econômico, o trabalhador confessa que o horário de verão vai deixar saudades. “Eu prefiro o horário normal, mas para trabalhar o de verão é o melhor. Senti um aumento de 30% nas corridas durante esse período”, explica.
Vigente desde o dia 18 de outubro de 2015, o horário de verão termina à meia-noite deste sábado (20). Os ponteiros dos relógios devem ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em 10 estados, incluindo Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.