Governo reconhece situação de emergência por causa das chuvas em Anastácio
Já são 34 cidades afetadas pelas chuvas no MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Já são 34 cidades afetadas pelas chuvas no MS
O governo estadual reconheceu a situação de emergência no município de Anastácio, distante 127 km da Capital, além dela, outras 33 cidades sul-mato-grossenses estão na mesma condição, e agora já são 19 incluídas nos decretos estaduais.
Com a publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (5), a situação de emergência no município durará pelo menos 180 dias. Com a medida, as autoridades administrativas e os agentes da Defesa Civil estão autorizados a entrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação, alem de ‘ usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano’.
A publicação prevê ainda que, sob coordenação da Defesa Civil estadual, fica autorizado a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecada de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
Da mesma forma que as demais, o decreto também dispensa de licitação ‘os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos’.
De acordo com o Diário Oficial, as fortes chuvas que caíram no município nos dois últimos meses, causou ‘diversos danos públicos e privados, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta’ de Anastácio.
Além de Anastácio, o governo já reconheceu situação de emergência nas cidades de Tacuru, Naviraí, Coronel Sapucaia, Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Juti, Aral Moreira, Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista, Laguna Carapã.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.