Governo decreta estado de emergência pela 2ª vez em município no sul do Estado

Município de Tacuru foi afetado pela chuva 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Município de Tacuru foi afetado pela chuva 

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretou na última quinta-feira (2) situação de emergência para o município de Tacuru, a 420 quilômetros da Capital, no sul do Estado. O município já se encontrava em situação de emergência desde 3 de dezembro do ano passado, num decreto que teve validade até o mês passado.

Segundo o decreto, publicado na edição desta terça-feira (7) do Diário Oficial do Estado, a crise em parte do município é decorrente de chuvas intensas registradas durante o dia 10 de maio, principalmente, causando prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta da administração municipal.

Os danos ao município ainda estariam sendo calculados pela Defesa Civil, porém foram relatados uma “enorme danificação de ruas, avenidas, redes de drenagem de águas pluviais urbanas e uma ponte estadual situada na área urbana, bem como bueiros, estradas vicinais e rodovias estaduais da área rural”.

Com o decreto, a Defesa Civil fica autorizada a convocar voluntários para ajudar nos trabalhos de resposta aos desastres, além de entrar em casas para prestar socorro e utilizar propriedades particulares para o interesse público. Também ficam dispensadas as licitações em caso de contratação de empresas para aquisição de bens ou serviços de reparação dos danos.

(Sob supervisão de Evelin Araujo)

Conteúdos relacionados