Governo construirá valas de drenagem em áreas agrícolas para proteger produção das chuvas

Valas escoarão inundação de água da chuva

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Valas escoarão inundação de água da chuva

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul construirá temporariamente valas de drenagem em áreas agrícolas para proteger a produção das chuvas. Decreto no Diário Oficial desta quinta-feira (14) autoriza empresa a construir as valas de drenagem em áreas agrícolas atingidas por altos índices pluviométricos “que possam colocar em risco os plantios agrícolas e silviculturais”. As valas poderão ser construídas até 31 de março.

A Semade (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento) considerou que a saturação ou acúmulo de água da chuva afeta o desenvolvimento das raízes e sobrevivência de micro-organismos necessários às culturas, reduz a resistência do solo à compressão e favorece o desenvolvimento de agentes patogênicos podendo resultar em maior ocorrência de doenças ou mesmo pragas como mosquitos, comprometendo os cultivos agrícolas e silviculturais e com reflexos diretos à socioeconômica regional.

A Semade exigiu que a abertura das valas não exceda a profundidade do ponto de descarga disponível; não proporcione a entrada de água subterrânea de áreas vizinhas. Além disso, a abertura das valas deve ser dimensionada sem comprometer a profundidade do lençol freático ou contribuir para a formação de processos erosivos.

O contrato foi fechado com a empresa Dale Sorvetes.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

chuva