Governador veta proibição a venda de refrigerante em escolas da educação básica
Azambuja alegou que proibição interferia na iniciativa privada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Azambuja alegou que proibição interferia na iniciativa privada
O governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) publicou nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial do Estado uma justificativa de veto total a um projeto de lei do deputado Marcio Fernandes (PMDB), que previa a proibição da venda de refrigerantes nas escolas de educação básica do Estado. O chefe do poder Executivo estadual afirmou que a proibição é contrária aos princípios do livre exercício da atividade econômica.
Na justificativa ao veto, o tucano explicou que a proibição à venda do refrigerante por si só não seria o suficiente para impedir que as crianças consumissem o produto de alto teor de açúcar, pois “é possível que o produto seja levado de casa e consumido no ambiente escolar”, sendo mais essencial a proibição ao consumo e uma educação alimentar adequada.
“Além disso, ao Estado, cabe divulgar campanhas de alerta à população sobre os malefícios à má alimentação, não lhe sendo facultado abusar do poder estatal ao limitar a atividade econômica das empresas”, afirmou Azambuja na mensagem do veto.
Segundo o governador, o projeto ainda interfere no papel da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pelo controle e fiscalização dos produtos e serviços que possam comprometer a saúde pública, e também no exercício do Governo do Estado, ao criar obrigações ao poder Executivo sobre políticas públicas.
A mensagem de veto foi encaminhada ao chefe do Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa deputado Junior Mochi (PSDB). De acordo com a mensagem, o veto teve manifestação favorável da Procuradoria-Geral do Estado.
(Sob supervisão de Evelin Araujo)
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.