Gestante de oitos meses é diagnosticada com suspeita de Zika na Capital

Parto deve ser antecipado por conta da doença

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Parto deve ser antecipado por conta da doença

Mais uma gestante de Campo Grande foi diagnosticada com o suspeita de Zika vírus. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ainda não confirmou a doença.

A mulher está na fase final da gravidez e os médicos já teriam constatado que o bebê não foi afetado pela doença. Mesmo assim, eles optaram por antecipar o parto, que pode acontecer a qualquer momento, ainda que houvesse aproximadamente uma semana até a mãe dar à luz. 

Além da antecipação, os médicos colheram amostras do líquido aminótico, placenta, sangue do cordão umbilical, sangue da parturiente e enviaram o material para análise no Instituto Oswaldo Cruz, conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde.

A grávida apresentou os sintomas da doença e procurou atendimento médico em uma unidade de saúde, que confirmou a doença.

Outros casos 

Duas gestantes já haviam sido diagnosticadas com zika na Capital. A primeira, de 21 anos, moradora do distrito de Anhanduí, descobriu que estava grávida quando fazia o tratamento da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Gestante de oitos meses é diagnosticada com suspeita de Zika na CapitalA segunda gestante é moradora de Campo Grande e o caso foi notificado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida.  Não foram divulgados detalhes da paciente, como o tempo de gestação e quadro clínico.

Até a quinta-feira (14), a Sesau contabilizava 71 gestantes estão sendo monitoradas com sintomas do vírus Zika. Nesta quarta-feira (20), cientistas do Paraná divulgaram um estudo que confirma a capacidade do zika vírus de atravessar a placenta de gestantes. O Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz de Curitiba, encontrou traços de DNA do vírus em amostra de tecido de uma mulher que teve a gravidez interrompida. (Matéria editada ás 17h15 para correção de informações).

Conteúdos relacionados

seca fogo
Marinete Pinheiro