Funai vai recorrer para impedir reintegração em fazenda onde índio morreu
Além de uma morte, seis ficaram feridos em conflito
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além de uma morte, seis ficaram feridos em conflito
A Funai (Fundaçao Nacional do Índio), em Mato Grosso do Sul, vai recorrer da decisão do juiz Janio Roberto dos Santos, titular da 2ª Vara Federal de Dourados, que deu o prazo de 20 dias para que as famílias guaranis-kaiowá deixem a fazenda Yvu, em Caarapó, município a 272 quilômetros de Campo Grande.
“Vamos tomar providências jurídicas para que essa reintegração não ocorra. Pelo menos nos próximos 20 dias”, disse o coordenador substituto da Funai de Dourados, José Vitor Dalla Nora.
ATAQUE
No ataque, do dia 14 de junho, além da morte do agente de saúde Clodiodi de Souza, 26 anos, Jesus de Souza, de 29 anos, foi ferido na barriga e passou por cirurgia em Dourados, Libesio Marques Daniel, de 43 anos, levou quatro tiros, no tórax, barriga e cabeça, Valdilio Garcia, de 26 anos, foi ferido com um tiro no tórax e passou por cirurgia para a instalação de um dreno e um menino de 12 anos, foi atingido com um tiro na barriga, foi operado e segue consciente.
MANDADO DE REINTEGRAÇÃO
O mandado de reintegração de posse expedido na última quarta-feira (6) pela Justiça Federal atende pedido de Silvana Raquel Cerqueira Amado Buainan, proprietária da fazenda na qual alega criar gado e arrendar parte para terceiros explorarem a agricultura.
A princípio, ela queria evitar invasões, e através do pedido de interdito proibitório, solicitava multa de R$ 100 mil caso isso acontecesse. Mas no decorrer do processo foi constatada nova ocupação, e o magistrado determinou o despejo dos indígenas.
OUTROS CASOS
Esta é a terceira reintegração de posse contra os Guarani e Kaiowa desde o início de julho. As outras duas reintegrações ocorreram em Dourados, e em ambos os casos, os barracos das famílias que estavam nos acampamentos foram destruídos e os Guarani e Kaiowa foram parar na beira da estrada.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.