Fórum de caciques e Assembleia Terena divergem sobre nomeação de coronel
Mais índios chegam à ocupação da Funai
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais índios chegam à ocupação da Funai
Enquanto a ocupação da Funai (Fundação nacional do índio) em Campo Grande continua, duas instâncias do povo Terena reúnem-se durante nessa semana e divergem quanto a nomeação do coronel da reserva Renato Vidall Sant’anna para o cargo de coordenador da CR (Coordenação Regional) da Capital.
Edson Terena, membro da Coordenação municipal de assuntos indígenas, afirma que participa de reunião do Fórum junto a outros 23 caciques. De acordo com ele, o coronel também participa, e a instância apoia a nomeação de Renato Vidall para o cargo de coordenador. Desde terça-feira (15), no entanto, acontece a 9ª Assembleia do Povo Terena, na aldeia Bananal, na Terra Indígena Taunay-Ipegue, no município de Aquidauana.
Lindomar Terena, uma das lideranças que participa da ocupação e da Assembleia – que posiciona-se de modo contrário à nomeação -, afirma que mais cinco carros, com mais de vinte índios, chegaram à ocupação na Capital, por volta das 12h. O movimento que reagiu a nomeação do coronel para o cargo não tem data para acabar, conforme explicou. São cerca de 50 indígenas que participam da ocupação nesta quarta-feira (16).
Nomeação
A nomeação foi publicada na última quinta-feira (10) no Diário Oficial da União. O coronel substitui Evair Borges, Terena que atua há 16 anos na Funai. Natural da Aldeia Lalima, no município de Miranda, ele estava na Coordenação Regional desde abril de 2014. Evair firmou que foi ‘pego de surpresa’ com a publicação.
O coronel Renato Vidal Sant’anna é da reserva militar. Ele teria atuado, entre outros locais, no comando do 23º Batalhão Logístico de Selva, sediado em Marabá, no estado do Pará.
A CR de Campo Grande atende as terras indígenas Água Limpa, Buriti, Buritizinho, Cachoeirinha, Guató, Kadiwéu, Lalima, Limão Verde, Nioaque, Nossa Senhora de Fátima, Ofayé-Xavante, Pilad Rebuá e Taunay/Ipegue.
*matéria atualizada às 18h53 para acréscimo de informações
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.