Fazendeira negocia com índios e impede ocupação de área em Dourados

Na Perimetral Norte em Dourados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na Perimetral Norte em Dourados

Índios tentaram ocupar uma propriedade rural na região da Perimetral Norte em Dourados na tarde desta terça-feira (28). De acordo com a Polícia Militar, o grupo tentou fazer a ocupação, mas desistiu após negociar com a proprietária.

“Recebemos a informação do advogado da proprietária de que ela mesma teria impedido que entrassem e assim foram embora. Não sabemos ao certo quantos eram”, disse ao site Dourados News, o comandante da Polícia Militar em Dourados, tenente-coronel Carlos Silva. Onze áreas da mesma região estão ocupadas desde março deste ano.

Ocupação em Aquidauana

Uma audiência na tarde no último dia 6 na Justiça Federal ouviu indígenas terenas e a proprietária da Fazenda Capão das Araras, de Aquidauana – a 140 quilômetros de Campo Grande. Ela pediu a reintegração de posse da área que fica dentro da reserva Taunay-Ipegue, onde famílias indígenas ocuparam no dia 13 de maio.

De acordo com o engenheiro da Funai (Fundação Nacional do Índio), Jose Revina, já foram ouvidas quatro indígenas, além do gerente, capataz e proprietária da fazenda. A propriedade de 2,4 mil hectares fica dentro da reserva Taunay-Ipegue, de 33,9 mil hectares, que portaria do Ministério da Justiça publicada no dia 2 de maio no Diário Oficial da União declarou terra indígena.

O processo demarcatório da área, iniciado em 1985 pela Funai, já resultou em uma série de conflitos entre indígenas e os produtores rurais das 17 fazendas que ficam na área.

Conteúdos relacionados