Falta de apoio do MEC cancela licenciatura em música em MS, diz diretor de Campus
Unidade inaugurada é usada para outros fins
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Unidade inaugurada é usada para outros fins
Mesmo após a aprovação da Licenciatura em Música pelo Conselho de Ensino da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 2014, o novo curso não foi implantando, na Unidade III do Campus do Pantanal. Conforme o diretor do Campus, professor doutor Edgar Aparecido da Costa o curso ‘não foi para frente’ por falta de apoio do MEC (Ministério da Educação).
Segundo o Diário Online, a Unidade III do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS) foi inaugurada em 2012 e também abrigaria os mestrados em Estudos Fronteiriços e em Educação, além de cursos de extensão como música, dança e línguas.
“O curso de música aprovado não foi para frente porque não houve cedência de professores por parte do Ministério da Educação (MEC). O curso estava condicionado à contratação de professores, mas o MEC não autorizou e ele foi abortado”, explicou o diretor. O curso funcionaria em parceria com o Moinho Cultural, que disponibilizaria sala de informática para realização das aulas à distância. Seriam abertas 40 vagas para estudantes.
O diretor afirma que tanto os dois mestrados quanto cursos de extensão vinculados a eles estão funcionando no prédio da antiga alfândega. Entretanto, as extensões em música, línguas e dança foram projetos que não seguiram em frente.
No local, funcionam o Núcleo de Documentação Histórica, atrelado ao mestrado em Estudos Fronteiriços, e o laboratório de arqueologia, aberto à visitação pública.
“Nós temos um anfiteatro com cem lugares que serve para apresentações diversas, onde fazemos as bancas, mas recebemos também demandas da sociedade, de organizações não governamentais, de conselhos e de prefeituras para a gente fazer reuniões em um espaço menor, mais aconchegante. Agora está plenamente em uso”, afirmou o diretor do Campus do Pantanal. De acordo com ele, atualmente não há projetos que preveem a inauguração de cursos de extensão.
O prédio da Unidade III tem 7.498,80 metros quadrados e foi cedido à UFMS pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no dia 16 de julho de 2010.
Para começar a funcionar em 2012, o prédio passou por ampla reforma e revitalização orçadas em R$ 5 milhões, incluindo valor do conjunto mobiliário. Na época, o prédio foi avaliado em R$ 564.352,79.
“O prédio da Unidade III é muito bonito e estamos dando uma ocupação muito interessante para ele, ganhou muita vida quando a gente começou a colocar lá eventos dos vários conselhos que existem na cidade. Muitas reuniões acontecem lá”, concluiu o diretor do Campus do Pantanal.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.