Falta de apoio do MEC cancela licenciatura em música em MS, diz diretor de Campus
Unidade inaugurada é usada para outros fins
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Unidade inaugurada é usada para outros fins
Mesmo após a aprovação da Licenciatura em Música pelo Conselho de Ensino da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 2014, o novo curso não foi implantando, na Unidade III do Campus do Pantanal. Conforme o diretor do Campus, professor doutor Edgar Aparecido da Costa o curso ‘não foi para frente’ por falta de apoio do MEC (Ministério da Educação).
Segundo o Diário Online, a Unidade III do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS) foi inaugurada em 2012 e também abrigaria os mestrados em Estudos Fronteiriços e em Educação, além de cursos de extensão como música, dança e línguas.
“O curso de música aprovado não foi para frente porque não houve cedência de professores por parte do Ministério da Educação (MEC). O curso estava condicionado à contratação de professores, mas o MEC não autorizou e ele foi abortado”, explicou o diretor. O curso funcionaria em parceria com o Moinho Cultural, que disponibilizaria sala de informática para realização das aulas à distância. Seriam abertas 40 vagas para estudantes.
O diretor afirma que tanto os dois mestrados quanto cursos de extensão vinculados a eles estão funcionando no prédio da antiga alfândega. Entretanto, as extensões em música, línguas e dança foram projetos que não seguiram em frente.
No local, funcionam o Núcleo de Documentação Histórica, atrelado ao mestrado em Estudos Fronteiriços, e o laboratório de arqueologia, aberto à visitação pública.
“Nós temos um anfiteatro com cem lugares que serve para apresentações diversas, onde fazemos as bancas, mas recebemos também demandas da sociedade, de organizações não governamentais, de conselhos e de prefeituras para a gente fazer reuniões em um espaço menor, mais aconchegante. Agora está plenamente em uso”, afirmou o diretor do Campus do Pantanal. De acordo com ele, atualmente não há projetos que preveem a inauguração de cursos de extensão.
O prédio da Unidade III tem 7.498,80 metros quadrados e foi cedido à UFMS pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no dia 16 de julho de 2010.
Para começar a funcionar em 2012, o prédio passou por ampla reforma e revitalização orçadas em R$ 5 milhões, incluindo valor do conjunto mobiliário. Na época, o prédio foi avaliado em R$ 564.352,79.
“O prédio da Unidade III é muito bonito e estamos dando uma ocupação muito interessante para ele, ganhou muita vida quando a gente começou a colocar lá eventos dos vários conselhos que existem na cidade. Muitas reuniões acontecem lá”, concluiu o diretor do Campus do Pantanal.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.