Estado entrega reforma da 2ª maior escola estadual da Capital feita por presos

Reforma da escola será entregue antes do começo das aulas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reforma da escola será entregue antes do começo das aulas

A segunda maior escola estadual da Capital, que está sendo reformada por presos do Centro Penal da Gameleira vai ser entregue antes do início do ano letivo, no dia de 29 de fevereiro deste ano. A ação faz parte do projeto Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade, que já conseguiu reformar cinco unidades de ensino com a ajuda dos detentos gerando assim uma economia de R$ 1,2 milhão ao Estado.

A Escola Estadual Padre José Scampini passou pela reforma nos últimos dois meses. A obra executada e custeada pelos presos foi orçada em R$ 149 mil, é a maior já enfrentada pelos detentos em razão da amplitude do espaço.

Idealizado pelo juiz titular da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, o projeto funciona por meio da arrecadação do desconto de 10% do salário de cada preso da Capital.

Com esse recurso é possível custear todo o material de construção, aluguel de equipamentos, caçambas de entulho, andaimes, alimentação dos operários e demais despesas. O Estado arca apenas com o salário e o transporte dos presos envolvidos na reforma.

Conforme o diretor do Centro Penal da Gameleira, Tarley Cândido Barbosa para a conclusão da reforma resta ainda a sala de tecnologia, quadra de esporte, muros, e pintura do calçamento. A conclusão dos trabalhos, aponta Tarley, mesmo com as fortes chuvas ocorridas no período, deve se dar antes do início do ano letivo ou, no máximo, uma semana após.

Conteúdos relacionados

seca fogo
Marinete Pinheiro