Estado decreta situação de emergência em mais dois municípios por chuvas

Municípios de Iguatemi e Anaurilândia foram afetados pelas chuvas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Municípios de Iguatemi e Anaurilândia foram afetados pelas chuvas

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, declarou nesta quinta-feira (2) situação de emergência nos municípios de Anaurilândia e Iguatemi, a 367 e 461 quilômetros de distância de Campo Grande, respectivamente. Os municípios foram afetados por fortes chuvas durante o mês de maio, que causaram danos às áreas rurais e urbanas e prejudicaram a economia da região. Já são 41 municípios em situação de emergência no MS, mais da metade de todo o Estado.

Em Iguatemi, chuvas fortes durante o dia 9 de maio criaram crateras na rodovia MS-180 e provocaram a cheia da Barragem Piraí, o que prejudicou a MS-295 que liga o município a Eldorado. A cidade já estava em situação de emergência desde dezembro, mas o decreto foi reforçado por conta dos novos índices pluviométricos. Já Anaurilândia estava com decreto de situação de emergência apenas municipal, sendo reconhecida a situação pelo Estado depois das fortes chuvas entre os dias 17 e 21 de maio. 

O impacto causado ainda está sendo calculado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que emitiu parecer técnico da situação de emergência e relatou a ocorrência dos desastres. Como o cálculo dos prejuízos ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios, os órgãos estaduais irão auxiliar na reparação dos danos.

A Defesa Civil deve convocar voluntários para reforçarem as ações de resposta aos desastres, e auxiliarem na arrecadação de recursos para a população afetada pelas chuvas. Com o decreto, contratos firmados para aquisição de bens e serviços, com o objetivo de reparar os danos, não precisam mais de procedimento licitatório. O decreto vale por 180 dias, para ambos os municípios.

(Sob supervisão de Evelin Araujo)

Conteúdos relacionados