Esquadrilha da Fumaça faz apresentação em Dourados

Show será no próximo dia 18, um sábado  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Show será no próximo dia 18, um sábado

 

O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB (Força Aérea Brasileira), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará uma apresentação em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, no próximo dia 18. A informação foi divulgada pela prefeitura, embora os militares não a tenham confirmado até o momento.

Conforme a administração municipal, o show da Esquadrilha da Fumaça teve a organização discutida entre o prefeito Murilo Zauith (PSB) e a direção do Aeroclube de Dourados no início deste mês. Na semana passada, contudo, quando já era cogitada a apresentação em Dourados, o Jornal Midiamax não obteve confirmação em contato com a Seção de Comunicação Social do Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB.

Os militares informaram que não teria como prever ser ocorreria mesmo a demonstração em Dourados porque ainda não havia sido feita a missão precursora na cidade. Mas segundo a prefeitura, o horário da apresentação e o local serão definidos ainda esta semana, justamente após a vistoria de uma equipe do esquadrão.

De acordo com a prefeitura, a proposta da organização é fazer o show sobre o Parque do Rego D´Água Primo Vivente ou do Parque do Lago Antenor Martins. “Porém existem questões técnicas que dependem a aprovação do EDA já que não se pode fazer a apresentação sobre áreas muito povoadas”, esclareceu a administração municipal.

No dia 8 de maio de 2011 Dourados recebeu uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, algo que não acontecia desde 1996. Nessa ocasião mais recente, a base do show foi o Aeroporto Francisco de Matos Pereira.

O SHOW

No contato com o Jornal Midiamax na semana passada, o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB deu detalhes da atuação da Esquadrilha da Fumaça, que já realizou 3.700 demonstrações no Brasil e em 21 países pelo mundo. Desde julho de 2015, a equipe baseada em Pirassununga, interior de São Paulo, passou a utilizar as aeronaves A-29 Super Tucano.

“Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica, e as manobras são realizadas ora com os sete aviões, ora com quatro, ora com três e ora com um avião, o Isolado. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. A demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias”, informaram os militares.

Ainda na divulgação, o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB informou que a Esquadrilha da Fumaça é formada por militares da Força Aérea Brasileira. “Atualmente, são treze oficiais aviadores, um especialista em aviões, um médico, três oficiais de Comunicação Social, e uma equipe de graduados especialistas, divididos na área administrativa e de manutenção de aeronaves – conhecidos carinhosamente por ‘Anjos da Guarda’. Os soldados completam o time, colaborando na rotina diária”, pontuam.

Conteúdos relacionados