Em MS 10% dos professores não têm formação adequada, no país são quase 40%

No país, a maior lacuna está em física

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No país, a maior lacuna está em física

Mato Grosso do Sul tem menos de 10% dos professores da Rede Estadual de Ensino atuando em áreas afins. No país, 200.816 professores que dão aulas em escolas públicas lecionam disciplinas nas quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores da rede pública de ensino. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados nesta semana pelo Ministério de Educação.

Conforme a Secretaria Estadual de Educação (SES), os diretores das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul são orientados a seguir a resolução 3015, de 1º de fevereiro de 2016, que determina que professores efetivos obedeçam seu objeto de concurso e os temporários sejam contratados para sua área de formação. Com isso, menos de 10% dos professores da Rede atuam em áreas afins, e os que atuam se deve ao fato de que algumas áreas do Estado não existem professores de determinada disciplina.

A SES não respondeu qual disciplina existe mais dificuldade de contratação. No país, a maior lacuna está em física. Do total de 27.886 professores que lecionam física, 19.161 não tem licenciatura na disciplina, o que equivale a 68,7% do total. A formação de novos professores, de acordo com informações do MEC, não acompanha a demanda, de 1,8 mil por ano. Seriam necessários, então, 11 anos para que todos os professores de física tivessem a formação adequada.

“A gente forma muito pouca gente em física por ano e é muito difícil reverter isso porque o professor que está lá para motivar o aluno não é formado, não tem licenciatura e dá aula improvisada para preencher carga horária sem formação específica”, diz o ministro da Educação Aluízio Mercadante.

A falta de formação adequada atinge também duas disciplinas chave para formação dos estudantes, matemática e português. Em matemática, 73.251 do total de 142.749 não tem a formação específica para lecionar a disciplina, ou seja, 51,3%. Em língua portuguesa, do total de 161.568 professores em exercício, 67.886 não têm licenciatura em português, o equivalente a 42%.

Português e matemática são as disciplinas cobradas em avaliações nacionais como a Prova Brasil e internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), e são usadas para medir a qualidade da educação. “Matemática e português são as duas pernas para o estudante caminhar na educação. Sem essas duas ferramentas não tem como prosseguir”, diz Mercadante.

Biologia tem os melhores índices, 78,4% dos professores têm a formação adequada. Em química, são 53,7%; em ciências, 40,1%; em história, 39,9%; e em geografia, 37,7% professores são formados na área em que atuam. Os demais ou são formados em outras áreas, afins ou não, ou não têm formação superior.

Segundo o MEC, em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação, com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobe para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores.

Na outra ponta, 334.717 mil posições, 47,2%, são ocupadas por docentes com a formação ideal, ou seja, com licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma disciplina que lecionam. Mais 90.204 (12,7%) posições são ocupadas por professores que não têm sequer formação superior.

 

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