Cotidiano

#EleiçãoNaUFMS: Chapa promete Reitoria Itinerante e transparência

“Juntos Somos UFMS” tem Marcelo Turine como candidato a reitor

Wendy Tonhati Publicado em 02/08/2016, às 15h53

None
download.jpg

“Juntos Somos UFMS” tem Marcelo Turine como candidato a reitor

Será realizada na próxima quinta-feira (4), a eleição para a reitoria de UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Estão na disputa, os professores Marco Aurélio Stefanes (Movimento por uma UFMS Diferente e Eficiente – MUDE) e Marcelo Turine (Juntos Somos UFMS), ambos ligados à Facom (Faculdade de Computação). 

Em comum, as chapas também tem candidatas à vice-reitora: Alexandra Ayach Anache pela primeira e Camila Ítavo, pela segunda. O vencedor vai gerir uma receita de R$ 593.027.134, de acordo com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

Entre as propostas da chapa “Juntos Somos UFMS”, estão a melhoria do ensino de graduação e pós-graduação com fortalecimento e ampliação dos cursos; consolidação como instituição multicampi, com atendimento às necessidades das diferentes unidades, melhoria do ambiente de trabalho, dos espaços e da infraestrutura, e da valorização dos estudantes, professores e técnico-administrativos, fortalecimento das políticas de assistências aos estudantes e aos servidores, garantia de acesso e de permanência de estudantes indígenas, negros, público LGBT, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade, garantia da acessibilidade; modernização da gestão de forma descentralizada, desburocratizada, de efetiva participação, transparente e digita; escolha de gestores, observando critérios de mérito; fortalecimento dos órgãos colegiados; aumento da receita e racionalização dos gastos; fortalecimento da criatividade, da ciência, da tecnologia e da inovação e articulação e integração com a sociedade. (Leia o plano de trabalho na íntegra)

Com relação ao ensino de graduação e pós-graduação, há propostas, elevar o conceitos dos cursos, criar o Fórum de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação, avaliar a implantação do sistema misto de ingresso na graduação por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), vestibular tradicional e avaliação seriada, modernizar e consolidar as unidades destinadas à execução das práticas profissionais, fortalecer a parceria com o Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e fortalecer os programas de estágio.#EleiçãoNaUFMS: Chapa promete Reitoria Itinerante e transparência

Marcelo Turine é bacharel em Ciência da Computação pela UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto/SP (1991). Mestre em Inteligência Artificial pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos – ICMC/USP (1994). Doutor em Ciências da Computação (Engenharia de Software)(1998) pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) e Pós-Doutor em Políticas Públicas pela PUC-SP(2002). É professor Associado da Faculdade de Computação, atua na graduação e pós-graduação. Criou o Laboratório de Engenharia de Software (LEDES). 

Foi coordenador de extensão da UFMS (de 2004 a 2007). É atual Diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).

Camila Ítavo é graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), em Minas Gerais. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), em Campo Grande. Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Doutora em Zootecnia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu, São Paulo. É professora Adjunta da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da UFMS. Atua na graduação e na pós-graduação, nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão. Aprovou e foi a primeira tutora do PET da graduação em Zootecnia. Coordenou e participa de projetos de ensino, extensão e pesquisa e inovação apoiados pelo CNPq e pela Fundect. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e atualmente é a Diretora da FAMEZ.

Jornal Midiamax