“Juntos Somos ” tem Marcelo Turine como candidato a reitor

Será realizada na próxima quinta-feira (4), a eleição para a reitoria de UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Estão na disputa, os professores Marco Aurélio Stefanes (Movimento por uma UFMS Diferente e Eficiente – MUDE) e Marcelo Turine (Juntos Somos UFMS), ambos ligados à Facom (Faculdade de Computação). 

Em comum, as chapas também tem candidatas à vice-reitora: Alexandra Ayach Anache pela primeira e Camila Ítavo, pela segunda. O vencedor vai gerir uma receita de R$ 593.027.134, de acordo com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

Entre as propostas da chapa “Juntos Somos UFMS”, estão a melhoria do ensino de graduação e pós-graduação com fortalecimento e ampliação dos cursos; consolidação como instituição multicampi, com atendimento às necessidades das diferentes unidades, melhoria do ambiente de trabalho, dos espaços e da infraestrutura, e da valorização dos estudantes, professores e técnico-administrativos, fortalecimento das políticas de assistências aos estudantes e aos servidores, garantia de acesso e de permanência de estudantes indígenas, negros, público LGBT, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade, garantia da acessibilidade; modernização da gestão de forma descentralizada, desburocratizada, de efetiva participação, transparente e digita; escolha de gestores, observando critérios de mérito; fortalecimento dos órgãos colegiados; aumento da receita e racionalização dos gastos; fortalecimento da criatividade, da ciência, da tecnologia e da inovação e articulação e integração com a sociedade. (Leia o plano de trabalho na íntegra)

Com relação ao ensino de graduação e pós-graduação, há propostas, elevar o conceitos dos cursos, criar o Fórum de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação, avaliar a implantação do sistema misto de ingresso na graduação por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), vestibular tradicional e avaliação seriada, modernizar e consolidar as unidades destinadas à execução das práticas profissionais, fortalecer a parceria com o Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e fortalecer os programas de estágio.#EleiçãoNaUFMS: Chapa promete Reitoria Itinerante e transparência

Marcelo Turine é bacharel em Ciência da Computação pela UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto/SP (1991). Mestre em Inteligência Artificial pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos – ICMC/USP (1994). Doutor em Ciências da Computação (Engenharia de Software)(1998) pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) e Pós-Doutor em Políticas Públicas pela PUC-SP(2002). É professor Associado da Faculdade de Computação, atua na graduação e pós-graduação. Criou o Laboratório de Engenharia de Software (LEDES). 

Foi coordenador de extensão da UFMS (de 2004 a 2007). É atual Diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei).

Camila Ítavo é graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), em Minas Gerais. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), em . Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Doutora em Zootecnia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu, São Paulo. É professora Adjunta da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da UFMS. Atua na graduação e na pós-graduação, nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão. Aprovou e foi a primeira tutora do PET da graduação em Zootecnia. Coordenou e participa de projetos de ensino, extensão e pesquisa e inovação apoiados pelo CNPq e pela Fundect. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e atualmente é a Diretora da FAMEZ.