‘Aqui tem Moda Inclusiva' ocorre no próximo dia 3

A AMDEF/CG (Associação de Mulheres com Deficiência de ) promove o 1º Desfile e Concurso de Moda Inclusiva de MS. O desfile “Aqui tem Moda Inclusiva” será realizado no dia 03 de dezembro, dia mundial da pessoa com deficiência, às 19h30min no segundo andar do Shopping Bosque dos Ipês.

Doze mulheres com deficiência, entre elas crianças, vão desfilar roupas elaboradas de acordo com a necessidade de cada uma delas. A confecção das peças está sendo conduzida pelas disciplinas de Ergonomia no Design e Projeto Integrado. “O objetivo é criar roupas inclusivas para um segmento que é tão pouco explorado pelo comércio”, explica a coordenadora do curso Carolina Debus. 
 
O desafio para os jovens estilistas é criar roupas pensadas para um dia-a-dia prático, não só para as modelos, mas para todas as pessoas com deficiência, que buscam autonomia e praticidade. Os projetos serão avaliados por jurados da área da moda e envolvidos na defesa dos direitos femininos. Entre os parceiros da premiação está a Livraria Saraiva.
 
A proposta é abrir as discussões sobre a importância da acessibilidade e da usabilidade do vestuário para a pessoa com deficiência, além de incluir a pauta, também, no calendário dos eventos de moda, em Mato Grosso do Sul. As modelos terão cabelo e maquiagem preparados pelo Centro de Beleza Morena Mulher.  Mirella Ballatore, presidente da associação, afirma que o desfile trará visibilidade para a questão das diferenças. “A indústria da moda não olha para as deficiências, agora é nossa vez de falar sobre autoestima”, defende. 
 
A luta das mulheres com deficiência por uma moda acessível é a mesma de outras mulheres fora do padrão que sofrem no momento das compras. “O evento, dividido em três etapas, promove a inclusão, a conscientização e o emponderamento das mulheres com deficiência, sob a inspiração do Concurso Moda Inclusiva, realizado no Estado de São Paulo”, diz Daniele Carvalho, coordenadora de Marketing do Shopping Bosque dos Ipês.

O evento inédito é realizado em parceria com o curso de Moda da Uniderp e com o Shopping Bosque dos Ipês.