Devotas de Santo Antônio enfrentam frio de 10 graus para disputar alianças de bolo

Tradição é mantida e população chegou cedo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tradição é mantida e população chegou cedo

O frio não espantou quem está a procura de um grande amor. Mesmo com os termômetros marcando 10 °C, no começo da manhã desta segunda-feira (13), dia de Santo Antônio, a fila para o tradicional bolo com 500 alianças já era grande. 

Os esperançosos, a maioria mulheres, começaram a chegar às 6 horas na Igreja Santo Antônio, o padroeiro de Campo Grande. A tradição diz que se uma das alianças for encontrada, o casamento é garantido pelo santo. 

A expectativa da organização, era de atrair entre a 4 a 5 mil pessoas. São mil quilos em um bolo de 20 metros. Para preparar o doce foram usados 2.500 ovos, 90 quilos de farinha, 90 quilos de açúcar e 300 quilos de recheio.

Este ano, o bolo diminuiu em relação ao ano passado. Em 2015, foram 2 toneladas e o doce, com 1,2 mil alianças, levou uma semana para ficar pronto.

Muita gente está lá pelo bolo em si e nem tanto pelas alianças que prometem uma “ajudinha” de Santo Antônio. É o caso de Maria dos Santos, 62 anos, que trabalha como cuidadora de idosos. “Sou casada há mais de 20 anos. Peguei aliança sim, mas comprei o bolo para mim. Todo ano venho na festa, gosto muito e sou devota de Santo AntÕnio, tenho muita fé e recebi muitas graças. A aliança vai servir para fortalecer meu casamento”, explicou.

Divorciada, quem estava na fila também é Roselania Rodrigues, 45 anos, que chegou às 7h15 para comprar um bolo para a família. “Estou há seis anos separada, e não estou aqui com o intuito de pegar aliança, quero levar o bolo para a família”, disse. Arlindo Antônio, 64 anos, pintor, era um dos poucos homens na fila, mais um casado a espera do bolo de Santo Antônio. “Sou casado há 5 anos, vim comprar o bolo, mas não quero saber de casamento, quero saúde e paz”, brincou. 

A enfermeira Elisabeth Sabino, de 24 anos, comprou dois pedaços e assumiu estar ali para contar com Santo Antônio na busca por um amor. “Primeira vez que venho na festa, comprei dois pedaços. Vim para ver se acho aliança, vai que arrumo um namorado? Ninguém hoje em dia quer compromisso sério, se arrumar um namorado ‘estou de boa’”, brincou. 

O evento continua com a distribuição de bolo, e às 17h está previsto o início da Procissão de Santo Antônio. Logo após o cortejo, acontece a missa em homenagem ao Santo, na Igreja de Santo Antônio. 

(Matéria editada às 08h41 para acréscimo de informações. Colaborou Daiane Libero)

 

Conteúdos relacionados