Devido a doenças causadas pelo Aedes, Hemosul redobra cuidado com doações

Doadores com sintomas devem comunicar o órgão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Doadores com sintomas devem comunicar o órgão

Devido ao surto de doenças causadas pelo Aedes aegypti, o Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) pede que os doadores que sentirem sintomas de Dengue, Zika vírus ou Chikungunya até sete dias depois da coleta de sangue entrem em contato para informar a equipe do hemocentro.

Segundo a medida de segurança, os indícios da doença são febre, dor nas articulações, vermelhidão ou dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas ou coceira no corpo. Neste caso, os doadores devem ligar imediatamente para os números 3312-1500/1507/1539.

E carnaval não é época somente de festar nos blocos. O cidadão pode fazer a alegria de outros foliões doando sangue no Hemosul nesta segunda-feira (8) das 7h às 12h e na quarta-feira (10) das 13h às 17h. Na Santa Casa a coleta será feita das 7h às 10h30 na segunda e das 13h às 16h na quarta de cinzas.

Nos hospitais regionais de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Paranaíba e Ponta Porã o funcionamento volta no dia 10 das 13h às 17h. Vale lembrar que se a pessoa consumiu bebida alcoólica em pouca quantidade deve esperar intervalo de 12 horas para doação. Se beber consideravelmente deve aguardar 48 horas. Sexo sem prevenção também elimina a possibilidade doar nos próximos seis meses.

Conteúdos relacionados