Cotidiano

Detran desmente os boatos: boletos de IPVA são verdadeiros

  Especulações já afirmam que os boletos são falsos

Midiamax Publicado em 01/12/2016, às 16h14

None
15259238_10206482772662161_3009362724795404267_o1.jpg

Especulações já afirmam que os boletos são falsos

Os boatos que afirmavam, no último ano, que os boletos recebidos pelos contribuintes do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) eram falsos já começam a circular em Mato Grosso do Sul. O Detran (Departamento estadual de trânsito) esclarece: para alegria ou tristeza, os boletos são sim verdadeiros. O departamento divulgou nota no site.

“Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 já estão chegando nas residências dos contribuintes de todo o Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a exemplo do que ocorreu no ano passado, novos boatos dão conta de que os boletos seriam falsos. A informação não é verdadeira. A secretaria reforça que todos os contribuintes estarão recebendo as guias de recolhimento até a primeira quinzena de dezembro”, afirma

A antecipação do envio, segundo o governo, é para que os contribuintes se planejem. Conforme explicou o secretário de fazenda, Marcio Monteiro, O pagamento do tributo só vence em 31 de janeiro de 2017, “tanto para pagamento à vista quanto parcelado”.

“Para economizar, os boletos continuam sendo emitidos em preto e branco. Dados da Secretaria de Fazenda apontam uma economia de pouco mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos estaduais com a medida”, explica o Detran.

O formulário independente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes e tem o mesmo padrão. Quem pagar à vista tem o abatimento de 15% no valor total apurado.

Já quem for parcelar, as datas de vencimento serão 31 de janeiro para a primeira parcela; 24 de fevereiro para a segunda; 31 de março para a terceira; 28 de abril para a quarta e a última vence em 31 de maio.

Serviço

Em caso de dúvidas, a Sefaz orienta os contribuintes a conferirem o boleto por meio do site, conforme os passos a seguir:

1 – Acesse o site www.sefaz.ms.gov.br
2 – Clique no banner IPVA
3- Clique em Conferir IPVA 2017
4 – Informe o Tipo de identificação RENAVAM
5 – Informe o numero do RENAVAM
6 – Informe o número do DAEMS no campo DOCUMENTO localizado na parte interna da Guia
7 – Clique em AVANÇAR.

Quem preferir pode procurar uma agência fazendária de seu município ou ainda a Unidade de Acompanhamento e Arrecadação de Outros Tributos em Campo Grande, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 858, Vila Glória. A Sefaz alerta que não existe conferência no site do Detran.

Jornal Midiamax