Decisão da Justiça mantém servidora municipal como dependente em plano de saúde do marido
Pedido de danos morais foi negado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pedido de danos morais foi negado
Segurada de plano de saúde, que figurava como dependente do marido, recebeu parecer favorável da Justiça e será mantida como tal na apólice do cônjuge. Consta nos autos do processo que a empresa de plano de saúde enviou ofício solicitando que R.P.M. regularizasse seu cadastro como associada titular.
Tanto R.P.M. como a seguradora entraram na Justiça e tiveram seus pedidos negados. Por um lado a segurada inquiriu danos morais, fixando indenização de 10 salários-mínimos, por ter sido suspensa abruptamente como dependente no plano de saúdo do cônjuge, alegando ter ficada abalada com o fato.
Já a seguradora alegou que, segundo estatuto da empresa, todos os que mantêm vínculo empregatício como servidores do Governo de MS são associados titulares. Segundo informações do processo, a empresa pondera que é associação sem fins lucrativos, criada com o objetivo de proporcionar programas de manutenção à saúde com baixo custo.
As duas ações foram negadas, por unanimidade, pelos desembargadores da 1ª Câmara Cível. As normas previstas no Código de Defesa do Consumidor foram aplicados no caso pois, segundo a Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges “as cláusulas contratuais devem ser interpretadas da forma mais favorável ao consumidor, como disposto no art. 47 do CDC, sendo nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam obrigações consideradas abusivas e coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade”.
Segundo os autos, o pedido de indenização por danos morais foi negado ”porque a resistência da empresa não possui o intuito de gerar grande abalo psicológico, a ponto de causar dor e sofrimento, ou expô-la à humilhação”. De acordo com a desembargadora “o mero aborrecimento sofrido pela requerente, fruto da resistência ofertada pela associação apelada, não caracteriza dano moral passível de indenização, nos termos expostos na sentença de primeiro grau”.
Notícias mais lidas agora
- Homem é linchado por populares com tijolos após suspeita de estupro de menina em Campo Grande
- VÍDEO: Carro é destruído em incêndio a caminho de oficina no bairro São Francisco
- Membro de organização criminosa, traficante morre em confronto com a polícia em MS
- Subtenente da PM é preso após briga em conveniência no Nova Lima em Campo Grande
Últimas Notícias
Ao desviar de capivara, pick-up capota na Br-060 em Paraíso das Águas
O motorista estava sozinho e não teve ferimentos.
Com mudança no calendário, servidores estaduais terão quatro dias de folga nesta semana
Neste ano, o governo do Estado transferiu o Dia do Servidor Público para 14 de novembro, véspera da Proclamação da República
Governo de MS destina R$ 1 milhão para programa de qualificação profissional em parceria com SENAC
Valor total do projeto é de R$ 2 milhões, com 50% dos recursos aplicados em 2023, e outros 50% restantes utilizados em 2024
Ator de Pequenos Espiões, Robert Vito é preso por violência doméstica
Robert Vito é conhecido por ter feito o filme Pequenos Espiões 3 e a série Buffy: A Caça-Vampiros; saiba detalhes da acusação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.