Ele assinou a demissão na segunda-feira (12)

A coordenação nacional da (Fundação nacional do índio) em Brasília confirmou ao jornal Midiamax na tarde desta sexta-feira (16) a o do coronel da reserva militar, Renato Vidal Sant'anna, do cargo de coordenador da CR (Coordenação Regional) da Fundação em . A exoneração ainda não foi publicada em Diário Oficial e a Funai declarou, por meio da assessoria de comunicação, que ainda não há um nome para a Coordenação.

Um documento, ao qual o jornal Midiamax teve acesso, mostrou a assinatura de exoneração, que foi assinada na segunda-feira (12). De acordo com caciques que apoiaram o movimento de ocupação da sede da Fundação na Capital, no último mês, a assinatura aconteceu após pressão das comunidades no interior do Estado. A decisão foi enviada para o presidente interino da Funai, Agostinho do Nascimento Netto ainda na segunda. Além da exoneração, os índios encaminharam assinaturas e a indicação do nome do cacique Alberto França, para a CR e Evisclei Polidório, para substituto.

“Tendo chegado ao meu conhecimento o documento constante do anexo referente à manifestação de caciques e lideranças indígenas do MS, informo a VExa que solicito a minha exoneração/demissão do cargo para o qual fui nomeado”, conta no documento assinado.

Na noite de terça-feira (13), uma diligência com lideranças indígenas foi até Brasília para pressionar o Ministério da Justiça, pasta que coordena a Funai e o presidente interino da Fundação, para legitimar a demissão.