Cotidiano

Com apresentações de dança e teatro, Projeto Calçadão Cultura acontece neste sábado

Vários grupos se apresentação a partir das 9 horas 

Gerciane Alves Publicado em 11/03/2016, às 11h46

None
danca.jpg

Vários grupos se apresentação a partir das 9 horas 

A partir das 9 horas deste sábado (12) quem passar pelo alçadão da rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua 14 de julho, em Campo Grande poderá ver várias apresentações culturais. O calçadão vai virar palco na estreia do do Projeto Calçadão Cultura, realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

O objetivo do evento, segundo a prefeitura de Campo Grande é levar para a rua e aproximar do público campo-grandense espetáculos artísticos e o que está sendo produzido pelos grupos de dança, música, capoeira e teatro na cidade.

Segundo o diretor-presidente da Fundac, Wilton Edgar Sá e Silva, Campo Grande tem sido um celeiro de criatividade, inovação e excelentes projetos culturais e a Fundac quer trazer para o público todo esse potencial artístico, caracterizando assim, uma oportunidade de lazer, promoção da cultura e democratização do acesso.

Na estreia estarão se apresentando os grupos Dançurbana, Expressão de Rua, Armazém 67, Conexão Urbana, Sintonia de Rua e Real Beat Breakers.

Cia Dançurbana

Fundada em 2002, em Campo Grande (MS), como Grupo Dança Urbana, a Cia. era vinculada a um projeto de formação que tinha o intuito preparar, a partir das técnicas das danças urbanas, jovens que se destacavam pela participação e desenvolvimento em projeto sociais realizados nos bairros periféricos da cidade. Em 2006, constitui a Cia Dançurbana, desvinculando-se do projeto para dedicar-se a criações independentes, buscando recursos para subsidiar suas próprias produções. Hoje, visa desenvolver um trabalho de formação, produção e difusão da dança, representando o Estado de Mato Grosso do Sul em âmbito nacional.

Expressão de Rua

O Grupo Expressão de Rua nasceu em 2003 dentro do Projeto “Arte Sim, Violência Não”, uma parceria entre a FUNDAC – Fundação Municipal de Cultura – e algumas escolas municipais de Campo Grande (MS). Durante 06 anos o projeto foi executado no mesmo local e atendeu aproximadamente 1.500 alunos. Com o decorrer do tempo o grupo foi tomando outra proporção, conquistando outros adeptos e aumentando o interesse pela dança de rua. Hoje, é formado por jovens acadêmicos de educação física, pedagogia e publicidade, profissionais liberais que ainda dedicam seu tempo à dança e que buscam conciliar seu tempo com suas diferentes áreas de atuação, buscando a profissionalização e a independência artística.

Conexão Urbana

O grupo JAP STREET DANCE, hoje conhecido como “CONEXÃO URBANA” surgiu no ano de 2010, através de um projeto da Secretaria de Educação do Estado chamado Cultura e Esporte nas Escolas Estaduais realizado na Escola Estadual José Antônio Pereira, com o intuito de promover o acesso e incentivar os alunos a participarem de aulas de dança, tendo como técnica predominante as Danças Urbanas e suas vertentes. Hoje o Conexão Urbana, faz parte do Movimente Espaço de Danças – Uma rede de artistas produtores em dança, um espaço destinado para a criação, fomento, difusão e troca entre bailarinos.

Armazém 67

O Grupo Armazém 67 surgiu em um projeto social da FUNDAC (Fundação de Cultura de Campo Grande) que teve início no ano de 2012. A oficina acontecia no Bairro Jardim Aeroporto e atendia os alunos da E.M. Carlos Vilhalva Cristaldo e jovens da comunidade. Com o tempo formou-se um novo grupo de danças urbanas, que busca espaço e reconhecimento no cenário artístico do MS.

Serviço :

Calçadão Cultural

Estreia: 12 de março de 2016 – sábado

Local: R. Barão do Rio Branco– esquina com a 14 de julho

Horário: 9h

Jornal Midiamax