Apesar da diminuição nível do rio continua cima de 9mt

Depois de vários dias de chuvas intensas que provocaram a cheia do Rio Aquidauana, que chegou a atingir 930 centímetros e desabrigou várias famílias ribeirinhas, a água começou a baixar e trazer esperança nesta sexta-feira (15). A informação sobre o nível da água foi revelada pelo boletim divulgado hoje pela Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). 

Ontem o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, informou à equipe de reportagem do Jornal Midiamax, que por volta das 12 horas o rio chegou a 930 centímetros. Nesta manhã com 911, ou seja, 19 centímetros a menos, a esperança começa a surgir para os moradores do município a 143 quilômetros de Campo Grande. 

Esta é a primeira vez que o Rio Aquidauana apresenta nível de água mais baixo, no entanto, apesar da redução, continua na lista de estado de alerta com outros três rios.  

O Rio Miranda, que conforme leitura realizada às 7 horas de hoje, está 25 centímetros mais alto que ontem. Nessa quinta-feira a água chegou a 714 centímetros e nesta manhã a 739. 

No Rio Taquari as águas que estavam começando a baixar, voltaram a subir. O nível que ontem estava em 453 centímetros, está em 467, 14 centímetros mais alto nesta manhã. 

Assim como o Rio Aquidauana, o nível de água no Rio Pardo que estava com 611 centímetros ontem, também começou a baixar e desceu para 607 nesta manhã, quatro centímetros a menos. 

Estado de emergência –

Até a manhã desta sexta-feira (15), 28 municípios do Estado estão em situação de emergência por conta das chuvas constantes. São eles: Amambai, Aral Moreira,  Bela Vista, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi,  Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Caarapã, Mundo Novo,  Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacurú, Taquarussu e Vicentina.