Cotidiano

Chuva não para e já são 28 os municípios em situação de emergência

Batayporã, Caracol e Fátima do Sul entraram na lista

Midiamax Publicado em 15/01/2016, às 11h18

None
alerta.jpg

Batayporã, Caracol e Fátima do Sul entraram na lista

Subiu para 28 o número de municípios que decretaram estado de emergência em Mato Grosso do Sul. Os dados foram atualizados pela Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil). Nessa quinta-feira (14), entraram para a lista, Batayporã, Caracol e Fátima do Sul.

Segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Adriano Rampazo, as três cidades ainda não haviam solicitado reconhecimento federal e por isso não estavam incluídas nos levantamentos da Defesa Civil. 

“Elas decretaram situação de emergência, mas ficou apenas na esfera municipal. Agora, vamos incluir essas cidades no nosso levantamento para facilitar o balanço dos estragos", declara. O tenente-coronel destaca que as cidades receberam apoio da Defesa Civil. 

Na região oeste do Estado, em Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Miranda, 150 pessoas ficaram desabrigadas. Em Naviraí, a Defesa Civil condenou alguns imóveis, 13 famílias tiveram de deixar suas casas. Em Taquarussu 102 famílias ficaram ilhadas no assentamento Bela Manhã. O município recebeu cesta básicas, água potável e kits de limpeza e higiene.

Nessa quinta-feira, o prefeito de Taquarussu, Roberto Tavares Almeida, participou de uma reunião com o secretário de Estado da Casa Civil, Sergio de Paula, para pedir ajuda financeira ao governo do Estado. “Queremos um aporte para quando a chuva parar. Vamos precisar de dinheiro para arrumar a cidade”, afirma.

Conforme as informações, o município já gastou R$ 300 mil nas obras emergenciais incluindo uma barricada de 30 metros, construída para conter a água da chuva que alagou uma área de várzea e ameaçava inundar as casas. “Esse valor, R$ 300 mil,  é muita coisa para o nosso município. Estou cumprindo com a folha de pagamento na marra”, alega.

Estado de emergência –

Até a manhã desta sexta-feira (15), 28 municípios do Estado estão em situação de emergência por conta das chuvas constantes. São eles: Amambai, Aral Moreira,  Bela Vista, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi,  Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Caarapã, Mundo Novo,  Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacurú, Taquarussu e Vicentina.

Jornal Midiamax