Militares saíram de Campo Grande às 5 horas

O BPChoque ( da Polícia Militar) cumpre na manhã desta quinta-feira (14) um mandado de reintegração de posse de uma fazenda de , a 120 quilômetros de Campo Grande. Os militares saíram de Campo Grande por volta das 5 horas. 

A fazenda foi ocupada no fim do ano passado, por mais de 200 famílias, integrantes dos movimentos sociais FNL (Força Nacional de Luta), MAC (Movimento de Agricultura Camponesa), MAF (Movimento de Agricultura Familiar) e MSTB (Movimento Sem Terra Brasileiro). 

A Justiça já havia concedido em maio deste ano, uma liminar favorável à empresa dona da propriedade. Os sem-terra alegam que os proprietários possuem mais de 22 milhões em dívidas. Após a decisão, parte das famílias saíram da propriedade e atualmente, cerca de 150 ainda estão na propriedade. 

De acordo com um dos líderes dos trabalhadores acampados, Claudinei Monteiro, os militares estão comunicando as famílias sobre a ordem de despejo e os sem-terra vão obedecer à ordem judicial. 

“Vamos sair e não vamos confrontar. Tem muita gente que está trabalhando, então vamos ter que procurar”, explica. Os sem-terras terão até o fim do dia para deixar a área. “Vamos voltar para a estrada. Não temos outro lugar para ir”, completa a liderança.

(Matéria editada às 07h58 para acréscimo de informações)