Justiça mandou atividades serem retomadas

Cumprindo a decisão judicial que determinou a retomada dos serviços de assistência social, o  Cetremi (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante) voltou a funcionar nesta quinta-feira (22). Moradores temporários do local começaram a retornar aos poucos ao abrigo que estava fechado há cinco dias.

Um carro foi disponibilizado para ajudar a recolher os beneficiários que não conseguiram voltar. Até o momento dos 98 que estavam no local, quando o Cetremi foi fechado no último sábado (17), apenas dez retornaram.

Coordenadora do Cetremi, Cleide Costa, afirma que a notícia sobre a retomada dos serviços foi dada pelo prefeito Alcides Bernal (PP). “Ele mesmo ligou e convocou que retornassem”, declara.

Nesta tarde 23 funcionários das entidades Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária)  puderam retornar ao trabalho. Além deles, no Cetremi, outros quatro concursados estão trabalhando.

Uma trabalhadora, que prefere não se identificar, comemora o retorno das atividades. Ela é contratada pela Omep e está há três anos no local. “A convocação dá um fôlego pra gente. Fomos demitidos sem justificativa e agora podemos nos preparar para nova demissão”, afirma. 

Joel Joel Ferreira, de 60 anos, é veio de Jaraguari para . Ele diz que é dependente químico e está recebendo assistência necessária para se tratar no Cetremi. Quando o local foi fechado, ele teve de ficar na rua.

“Aqui é muito melhor, me sinto mais seguro e amparado até porque já estou procurando emprego”, relata. O abrigo foi reaberto hoje às 12 horas. 

Fechamento Cetremi –

O abrigo foi fechado após o rompimento do contrato entre a Prefeitura de Campo Grande com as entidades  que culminou na demissão de 4,3 mil funcionários, de acordo com ordem judicial.