Catadores se dividem sobre cadastramento de programa Vale Renda

Alguns catadores afirmam que benefício é esmola

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Alguns catadores afirmam que benefício é esmola

O governo do estado de Mato Grosso do Sul inciou, na manhã desta quinta-feira (24), o cadastramento de cerca de 200 famílias de catadores. Eles estão sem trabalho desde que a Justiça determinou o fechamento da área de transição do Lixão de Campo Grande. Se os cadastrados se inserirem no perfil do programa vão receber cerca de R$ 170 mensais.

Devido aos valores pago no programa, catadores se dividem quanto ao benefício do programa. Enquanto uns comemoram a ajuda, outros veem a medida como esmola e exigem que o problema seja resolvido de fato e tenham onde trabalhar.

A catadora Letícia Aparecida da Silva, de 26 anos, se cadastro nesta manhã e diz que espera ser aprovada para receber o benefício. “É uma ajuda. A gente esta há 25 dias sem trabalhar. Está com conta atrasada e já com a comida acabando”, diz.

Ela diz que cerca de 200 famílias fizeram o cadastro hoje, e outras 200 já estão cadastradas. “A gente está fazendo o cadastro do Vale Renda, vai passar pela assistência do governo e eles vão decidir o que vai fazer. Nossa parte a gente tá fazendo”, explica.

Ela explica que cada catador vai passar pelo crivo do governo e ver se se encaixa no perfil do programa. “Se nãos e encaixar vai ficar de fora. Eles que vão decidir”, afirma.

Para o catador Rodrigo Leão Marques, a medida nada mais é que esmola. “A gente não quer sacolão, ajuda de custo. Eles querem dar esmola pra gente, nunca precisamos disso. Queremos que façam funcionar a usina. Usina não é concreto e aço. Tem que ter material para os trabalhadores”, afirma.

O que é Vale Renda?

O Vale Renda é um programa desenvolvido pela Superintendência de Benefícios Sociais, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS,) que tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para as famílias sul-mato-grossenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica, auxiliando-as no trajeto para a independência e melhores condições de vida em um futuro mais digno.

O Programa consta de um benefício em pecúnia que é atualizado anualmente, com base na inflação. Para o ano de 2015 foi praticado o valor de R$ 170,00.

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal