Catadores liberam rodovia sob promessa de que Prefeitura vai ajudar a reabrir lixão
Caso está na justiça e aguarda por decisão
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Caso está na justiça e aguarda por decisão
O trecho da BR-262 bloqueado por catadores na manhã desta quarta-feira (2), foi desinterditado por volta nesta tarde após negociação com a diretora-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Ritva Cecília de Queiroz Garcia Vieira. A expectativa dos manifestantes é de que a ‘área de transição’, localizada entre os aterros sanitários Dom Antônio Barbosa I e Dom Antônio Barbosa II, seja liberada.
Em cumprimento da decisão do juiz em substituição legal na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Marcelo Ivo de Oliveira, o acesso de catadores de recicláveis à ‘área de transição’ foi bloqueada no último domingo (28).
João Alves, um dos representantes dos catadores afirma que eles vão aguardar um posicionamento até esta quinta-feira (3), caso isso não ocorra, eles interditarão a BR-163 nesta sexta-feira (4).
“A Ritva esteve aqui e entramos em um acordo. Faremos uma comissão para conversar com o prefeito para conseguirmos abrir o lixão porque desse jeito não dá. Vamos esperar, prometeram um sacolão também, mas se tudo ficar só em promessas vamos fechar a rodovia de novo, só que dessa vez vamos para a BR-163 porque ali para a cidade. Temos de mostrar que estamos precisando, meu filho não tem leite pra tomar”, justifica.
A diretora-presidente da Agereg explica que a situação depende da decisão judicial. “Estão em negociação e aguardando decisão do juiz sobre a reabertura do acesso da área de transição até que seja feita a transição deles para a UTR [Usina de Triagem de Resíduos]”.
O Município pediu a prorrogação do prazo de permanência dos catadores na área de transição do antigo lixão, em mais trinta dias, para que seja elaborado um plano de ação. O juiz intimou a Defensoria Pública, MPE (Ministério Público Estadual) e a Solurb para que se manifestem a respeito em um prazo de 24 horas, contados a partir da intimação, o que ainda não ocorreu.
Bloqueio –
A BR-262 foi interditada pelos catadores por volta das 10 horas. O local que chegou a ter 10 quilômetros de congestionamento foi desinterditado por volta das 13 horas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.