Atendimento especial ocorre até dia 30 de novembro

A procura pelos exames PSA (sangue) gratuitos no Hospital de Câncer de – Alfredo Abrão registrou recorde de procura desde o lançamento da campanha no último dia 7 de novembro, e os horários de atendimento sofreram mudanças. Balanço divulgado pela coordenação da ação revela que foram realizados 1.374 exames, até o momento.

A partir desta quarta-feira (23), os atendimentos serão feitos até o meio-dia, em função da necessidade de jejum de 8h o que provocou baixa procura no período vespertino.  Para passar pelo exame, o paciente não precisa agendar e a campanha segue até o dia 30 de novembro.

O procedimento identifica o câncer de próstata e é oferecido gratuitamente a homens a partir dos 45 anos durante todo o mês de novembro, devido a Campanha .

O interessado deve comparecer ao Hospital munido de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Os atendimentos ocorriam de segunda a sexta-feira das 07h às 17h. Casos suspeitos serão investigados, e, se detectados, poderão ser tratados. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A previsão é de 61.000 mil novos casos desse tipo no País, e em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.000 mil casos novos de câncer de próstata, com índice de 97 % dos casos registrados nos homens. Quando diagnosticado e tratado no início, o risco de mortalidade é reduzido.

Próstata

Glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino produzindo (secretando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxilia no transporte dos espermatozóides. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. 

Câncer de próstata
É um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente.

Sintomas

Em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente.
Mas deve-se ficar atento a alguns sintomas como: 
•Dor ou ardor durante a micção;
•Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção freqüente ou incontinência;
•Disfunção erétil, impotência;
•Sangue na urina ou no esperma;
•Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal. 
•Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso é importante procurar um médico especialista para fazer o diagnóstico correto. Quanto mais cedo procurar o médico e fazer tratamento, maior é a chance de cura.
Exames

Os exames mais utilizados atualmente são:

PSA- É um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA (Antígeno prostático específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis ​​têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Toque retal – Com este exame o médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido, demorando cerca de 1 minuto e causa apenas um leve desconforto.

Ultrassonografia – A ultrassonografia ou ecografia da próstata é feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.
Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

O Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão fica na Rua Marechal Rondon, 1053.