Público agora pode “tomar sua cervejinha”, diz vereador

O Projeto de Lei 494/16, vetado totalmente pelo prefeito de , Alcides Bernal (PP), voltou a ser discutido na sessão ordinária desta terça-feira (17) da Câmara Municipal, que acabou rejeitando o veto, liberando a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol da Capital. O prefeito justificou o veto afirmando que a proibição é uma tendência nas cidades brasileiras.

O vereador Carlão (PSB) alegou que a rejeição ao veto se deu para atender ao clamor dos comerciantes, da Federação de Futebol e do público dos estádios, que não podia até então optar por “tomar sua cervejinha”. Ele explicou que a lei não pretende incentivar o consumo problemático de álcool, mas dar possibilidade de escolha ao público maior de 18 anos e movimentar dinheiro na Capital.

Outro veto a um projeto de lei do vereador foi rejeitado na sessão desta terça-feira. O PL 437/14 visa proibir a abordagem comercial de transeuntes para induzi-los a contratação de cartão de crédito, vendas ou empréstimos financeiros. Bernal justificou o veto alegando que se trata de uma tática comum de marketing, enquanto o entendimento da Câmara foi de que a abordagem seria um assédio moral.

As duas propostas seguem para promulgação pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha, e passam a vigorar a partir da data de publicação no Diário Oficial.