Cacique ferido durante expulsão de famílias recebe alta

PF refuta que ele tenha sido atingido por balas, mas por ‘estilhaços’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

PF refuta que ele tenha sido atingido por balas, mas por ‘estilhaços’

O cacique indígena terena Izael Reginaldo, que foi ferido no último sábado (12) durante confronto com seguranças particulares da fazenda Cristal, já passa bem e está em casa. Ele passou por cirurgia no Hospital da Vida, em Dourados, após ter sido vítima de disparos de arma de fogo, segundo afirmaram lideranças indígenas.

A fazenda Cristal está localizada entre Dourados e Itaporã, às margens da MS-156, bem nas imediações da Reserva Indígena de Dourados, onde ficam as aldeias Bororó e Jaguapiru. O local está em processo de retomada pelos moradores da reserva desde o último sábado (12). Integrantes limpavam a sede da fazenda – segundo eles, desocupada há vários anos –  quando seguranças particulares teriam surgido em duas camionetes e expulsaram a tiros as cerca de 300 famílias que estavam na sede, sendo que um dos tiros teria atingido Izael no tórax.

Segundo lideranças locais, a (PF) Polícia Federal esteve na fazenda no sábado e no domingo, realizando busca pelos atiradores, mas, sem sucesso. Por telefone, a PF confirmou a informação, mas destacou que, a princípio, Izael não foi atingido por bala, mas por estilhaços de artefato explosivo não especificado, ainda em investigação pela equipe policial.

Os indígenas permanecem na propriedade e afirmam que resistirão. “Somos mais de 16 mil pessoas numa área de 3 mil hectares, estamos espremidos. Vamos resistir e reivindicar esta área, que é indígena”, afirmou o terena Valdineis Ramirez.

Conteúdos relacionados