Boa ideia: Agepen coloca detentos para realizar serviço de limpeza em Unei

Preso ganha um dia de redução para cada três trabalhado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Preso ganha um dia de redução para cada três trabalhado

Com o caos no sistema penitenciário do país e o baixo índice de recuperação dentro das unidades de detenção, uma iniciativa em Mato Grosso do Sul aparece como oportunidade para que presos ocupem o tempo trabalhando e ainda tenham redução da pena.

Por meio de uma pareceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), uma dezena de internos do Centro Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus, unidade masculina de regime semiaberto de Três Lagoas, começaram esta semana a trabalhar na limpeza e manutenção do novo prédio da Unei (Unidade Educacional de Internação) Tia Aurora.Boa ideia: Agepen coloca detentos para realizar serviço de limpeza em Unei

“Estamos trabalhando para que a SAS consiga ativar essa unidade e proporcionar mais dignidade aos socioeducandos, e, ao mesmo tempo, estamos proporcionando ocupação laboral a nossos custodiados que, através do trabalho digno e necessário para toda a população, estão conquistando a diminuição do tempo de prisão a ser cumprido”, frisou o diretor da Agepen, Ailton Stropa.

De acordo com o governo estadual, a Unei Tia Aurora foi inaugurada em 2014 com capacidade para 70 internos, mas por questões estruturais acabou não sendo entregue até hoje. Por este motivo é necessário a execução dos serviços de limpeza e manutenção.

A direção do Centro Penal espera terminar os trabalhos em até duas semanas. Segundo o diretor da unidade, José Antônio Garcia Sales, pelos serviços prestados, os reeducandos garantem remição de um dia na pena a cada três trabalhados. A expectativa do governo é inaugurar a Unei até o final de 2016

Conteúdos relacionados