Barragens de resíduos minerais em MS serão vistoriadas a cada 6 meses

Em dezembro, 15 reservatórios foram fiscalizados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em dezembro, 15 reservatórios foram fiscalizados

A cada seis meses, equipes técnicas do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) farão vistorias nas barragens de resíduos minerais localizadas em Ladário e Corumbá, aproximadamente 450 quilômetros distante da Capital. O compromisso feito pelo instituto dará continuidade a fiscalização ambiental feita em 7 e 8 de dezembro, em 15 reservatórios de contenção.

“As fiscalizações semestrais estão dentro do procedimento de acompanhamento que o Imasul já havia previsto. As vistorias permitem garantir a manutenção dos baixos níveis de riscos de acidentes, como foi constatado nas últimas vistorias técnicas”, explica o diretor presidente do Imasul, Jaime Verruck.

Conforme informação da assessoria, nas vistorias feitas pela equipe técnica multidisciplinar – 8 técnicos do Imasul e três profissionais do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul) – em dezembro, foram verificadas três barragens de contenção para rejeito de manganês e doze de minério de ferro da Mineradora Vale, nas minas de Santa Cruz e Urucum.

Pelo risco de acidentes, todas as 14 barragens da mina Urucum foram enquadradas na categoria de “Muito Pequeno”. A barragem Gregório, da mina de Santa Cruz, foi classificada como de risco “Médio”. Foi constatada ainda a boa conservação dos taludes, planos inclinados dos reservatórios que têm função de garantir a estabilidade.

“Também não foram constatados riscos de rompimento. Mesmo se houvesse um eventual rompimento, os impactos negativos seriam localizados nas proximidades das minas, inexistindo risco às populações”, avalia Ricardo Éboli, diretor de Licenciamento do Imasul.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados