Audiência de reintegração termina e juiz pede que índios desocupem prédio da Funai

Local foi ocupado há 11 dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Local foi ocupado há 11 dias

Durante audiência realizada na manhã desta segunda-feria (21) no TRF3ª (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) o juiz Pedro Pereira Dos Santos determinou que as lideranças indígenas deixem o prédio da Funai (Fundação nacional do índio) até às 14 horas.

O local foi ocupado no último dia 10 em protesto contra a nomeação do coronel da reserva e ex-subchefe do  CMO (Comando Militar do Oeste), Renato Vidal Sant’anna.

A nomeação foi publicada horas antes no Diário Oficial da União. O coronel substitui Evair Borges, Terena que atua há 16 anos na Funai. 

Luiz Henrique Eloy, advogado do Conselho Terena, afirma que nesta manhã houve um acordo durante a audiência e a coordenação da Funai se comprometeu a contribuir para que o grupo participe de uma reunião no Ministério da Justiça, em Brasília (DF).

“A reivindicação é por conta da nomeação sem a consulta das lideranças. Essa audiência foi um momento importante para que eles conversarem. Foi feito um acordo com entre a comunidade e a Funai. Os índios vão desocupar hoje até as 14 horas e a Funai vai financiar uma comitiva de lideranças a Brasília para uma reunião no Ministério da Justiça”, declara.

Cerca de 45 lideranças indígenas da etnia Terena, de várias regiões de Mato Grosso do Sul, ocupam o prédio. 

A reunião terminou no por volta das 11 horas. As lideranças e o coronel seguem para a Funai. A desocupação acontece até as 14 horas, conforme determinação judicial. já a viagem para Brasília deve ser realizada nos próximos 10 dias. 

Conteúdos relacionados