A criança sofria de leucemia

Betina Vieira Vanderlei de Oliveira travou uma batalha por quase um ano contra a leucemia. A pequena, que viveu 1 e três meses, não suportou a piora no quadro. Amigos da família confirmaram que ela será enterrada às 13h deste domingo (7), no Parque das Primaveras, em .

Na sexta-feira (5), a assessoria do Hospital Regional Rosa Pedrossian explicou que o estado de saúde configurava morte cerebral. Nessa manhã (7), no entanto, não soube informar se houve mudança no quadro ou confirmar a morte. Já o cemitério confirmou o velório da menina, que comoveu a muitos com sua história. 

Betina ficou conhecida por conta da luta da família para salvá-la. Pai da bebê, o advogado Helio Filho, 40, divulgou o caso no Facebook, com a esperança de conseguir um transplante de medula para a filha.

A criança tinha apenas cinco meses quando foi diagnosticada. A mãe mudou a rotina por completo, dedicando-se diariamente a acompanhá-la nas sessões de quimioterapia, passando a morar no hospital.

Betina recebeu autorização da equipe médica para continuar o tratamento em casa no final de fevereiro. Cinco meses depois, no entanto, a piora no quadro indicava necessidade de um transplante de medula óssea.

Caso mostra necessidade de doações

São necessários cerca de quinze minutos e apenas 4 ml de sangue para entrar no cadastro de doação de medula óssea. Gesto simples, mas que pode salvar vida de centenas de pessoas.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 145 mil pessoas fazem parte do cadastro. No Brasil são, aproximadamente, 4 milhões de pessoas. Os números são considerados baixos, pois há dificuldade de se encontrar doador compatível.

Para se cadastrar e ser um doador não é exigido limite mínimo de peso ou restrições às gestantes. É preciso ter de 18 a 55 anos, não ter histórico de doenças venéreas ou câncer. A coleta é feita nos hemonúcleos. Confira os locais em Campo Grande:

Hemosul

Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro

Horáro: de segunda à sexta-feira das 7h às 17h e sábado das 7h às 12h

Tel: (67) 3312-1500

Santa Casa

Endereço: Rua Eduardo Santos Pereira, 88 – Centro

Horário: de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 16h30

Tel: (67) 3322-4000

Hospital Regional

Endereço: Avenida Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Conjunto Aero Rancho

Horário: de segunda a sexta-feira das 7h às 11h.

Tel: (67) 3378-2500