Após invasão e depredação de materiais, UBSF recebe novas doses de vacinas
Unidade foi alvo de vândalos no domingo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Unidade foi alvo de vândalos no domingo
Após a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Bairro Serradinho em Campo Grande ser invadida por vândalos, a gerência do local suspendeu o atendimento até novas doses encaminhadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) chegarem. O atendimento foi suspenso até as 8h40 desta terça-feira (14) e no período, somente três pessoas tiveram que esperar.
A unidade foi arrombada no início da noite deste domingo (12) e o local foi revirado. Segundo o boletim de ocorrência, três pessoas entraram pela janela do prédio, quebraram frascos de vacinas, manipularam seringas usadas e deixaram a geladeira onde são armazenadas as vacinas com a porta aberta. Os autores também jogaram tinta nos teclados de computadores e em mesas e riscaram documentos com pincel atômico.
De acordo com a gerência na UBS, são vacinas de rotina que foram destruídas, e não há vacinas da gripe entre elas. As vacinas que estavam no local não foram descartadas, mas como os vândalos manusearam e tem que ter a temperatura controlada, as doses serão encaminhadas à Secretaria de Saúde para fazer testes.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde Pública, Ivandro Fonseca, a invasão foi orquestrada por um grupo que, segundo ele, tenta prejudicar sua gestão. A prefeitura informou que irá aumentar o efetivo da Guarda Municipal nos postos e unidades públicas.
Sumiço
Denúncias de ‘sumiço’ de cerca de 30 mil doses de vacina contra a H1N1 levaram à criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara da Capital.
Os vereadores afirmam que pretendem investigar o sumiço de 32.381 doses de vacina da Sesau, de um total de 195 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde a Campo Grande. Já a Prefeitura fala em ‘desaparecimento’ de cerca de três mil doses, valor bem abaixo do suscitado pelos parlamentares.
“Nosso objetivo é descobrir quantas vacinas desapareceram, se alguém foi vacinado com elas e apurar os responsáveis. Se conseguirmos reaver essas vacinas, caso tenham sido desviadas para outro lugar, melhor ainda. Para isso vamos ouvir representantes do Instituto Butantan, do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e demais autoridades competentes. Também vamos abrir uma linha direta com a população para recebermos essas denúncias”, ponderou o proponente da comissão, vereador Alex do PT.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.